Equipa de F1 da FTW domina a Liga Ultimate PC da PTRL

SimRacing

Feb 2, 2024

Já se antevia uma boa época para a secção de F1. Foram dadas cartas e indícios gerais de progresso de toda a equipa na preparação para esta época, tendo inclusive o Gonçalo "Marques" Valente sido campeão da S34 F10 PSGL e o Frederico "FredBelim campeão da Liga Pro PC da PTRL bem como o regresso após uma breve ausência de Luís "Killer Switch" Pereira ao cargo de Manager da secção. O foco, a persistência e dedicação foram alguns dos aspetos chave que marcaram a diferença. 
O piloto Tiago Costa conquistou a Liga Ultimate PC da PTRL e juntamente com o seu colega de equipa Frederico "Fred" Belim levaram a melhor no campeonato de construtores. O Gonçalo "Marques" Valente voltou a premiar a Fénix desta vez com um 3º lugar no campeonato de pilotos e a par com o seu colega de equipa Vicente Ferreira levaram a medalha de prata do campeonato de construtores para casa.

 

Recuamos até ao dia 8 de outubro, data em que foi disputado o Grande Prémio do Catar, o primeiro da temporada! Uma corrida que de forma geral correu bem aos nossos pilotos, Vicente Ferreira terminou na 3ª colocação imediatamente à frente do seu colega de equipa Gonçalo "Marques" Valente que finalizou a corrida no 4º lugar. Tiago Costa e Frederico "Fred" Belim entraram com o pé esquerdo na competição, fechando a primeira corrida no 6º e 9º lugar respetivamente. Já o Miguel "GurlaCosta foi forçado a abandonar a corrida devido a problemas no seu equipamento. 

No fim de semana seguinte viajou-se até Suzuka, para se disputar o Grande Prémio do Japão! O resultado foi excelente, visto que, todos os pilotos pontuaram. Tivémos Vicente Ferreira a alcançar o segundo pódio consequetivo terminando no 2º lugar e Tiago Costa fechou os lugares de pódio com o 3º lugar. O Gonçalo "Marques" Valente não quis ficar muito atrás e terminou no 4º lugar. Miguel "GurlaCosta somou os 4 pontos do 8º lugar e Frederico "Fred" Belim levou o ponto do 10º lugar para casa.

Saímos do Japão para os Estados Unidos, mais precisamente para o Texas, onde foi realizado o Grande Prémio dos EUA! Desta vez, tivemos apenas um piloto do pódio, visto que, Tiago Costa terminou no 2º lugar. O Gonçalo "Marques" Valente e o Frederico "Fred" Belim ficaram em 6º e 7º respetivamente. Vicente Ferreira não conseguiu dar sequência aos bons resultados obtidos nas rondas anteriores e acabou por terminar o Grande Prémio fora dos pontos tal como Miguel "GurlaCosta.

Na semana seguinte descemos um pouco no globo para as ruas da capital mexicana Cidade do México, onde foi disputado o Grande Prémio do México que, não correu de feição à equipa. O melhor resultado foi apenas um 5º lugar alcançado por Gonçalo "Marques" ValenteFrederico "Fred" Belim finalizou no 7º lugar enquanto o Tiago Costa e o Vicente Ferreira não foram além de 9º e 10º lugar respetivamente. Miguel "Gurla" Costa ficou novamente fora dos lugares pontuáveis.

De seguida, continuámos a descer no globo desta vez até à cidade de São Paulo, mais precisamente para o Autódromo José Carlos Pace para realizar o Grande Prémio do Brasil! Grande Prémio esse, com sabor agridoce dentro da equipa, alcançámos o primeiro triunfo da época por intermédio de Tiago Costa. Para além do Tiago, apenas o Frederico "Fred" Belim marcou pontos, tendo terminado no 6º lugar. O Gonçalo "Marques" Valente ficou à beira dos lugares pontuáveis dado que terminou no 11º lugar e o Miguel "Gurla" Costa foi forçado novamente a abandonar o Grande Prémio por problemas com o equipamento. Vicente Ferreira não marcou presença nesta etapa.

Finalizada a primeira metade da época, viajamos até às ruas de Singapura, onde foi realizado o Grande Prémio de Singapura! Voltámos a triunfar, desta vez foi Gonçalo "Marques" Valente a levar o ouro para casa tendo Tiago Costa finalizado logo atrás de si, em 2º lugar. O Miguel "Gurla" Costa salvou ainda 1 ponto desta corrida, visto que, terminou em 10º lugar. No caso do Frederico "Fred" Belim a corrida não correu bem de todo e o piloto acabou por abandonar a mesma e Vicente Ferreira não conseguiu marcar presença novamente.

Viajamos na 7ª ronda até aos arredores de Marselha, mais concretamente para o Circuito de Paul Ricard onde foi realizado o Grande Prémio de França! O nosso piloto Gonçalo "Marques" Valente ficou em 2º lugar, somando o seu segundo pódio consecutivo, já o Tiago Costa ficou à porta do pódio bem como o seu colega de equipa Frederico "Fred" Belim que terminaram em 4º e 6º lugar respetivamente. Vicente Ferreira de volta às corridas consegue retornar também aos pontos fechando a corrida no 7º lugar, Miguel "Gurla" Costa em caminho inverso terminou à porta dos pontos, em 11º lugar.



Em semana de pausa, a secção tirou o fim de semana para ajudar a FTW no stand da Lisboa Games Week sendo os responsáveis pela zona dos cockpits, tendo ajudado o público a dominar os traçados mais conhecidos da Fórmula 1. Muitos, acabaram por se conhecer pessoalmente pela primeira vez o que levou a momentos inesquecíveis. Ficou também demonstrada toda a união e entre-ajuda da equipa de F1, bem como a relação saudável com membros de outras equipas.


Depois da pausa e dos bons momentos na LGW 23 era tempo de voltar ao foco no campeonato. Fomos até aos Países Baixos disputar mais uma ronda do campeonato, ronda essa, que não nos correu bem. O melhor resultado foi o 4º lugar do Vicente Ferreira enquanto que Frederico "Fred" BelimGonçalo "Marques" Valente Tiago Costa pontuaram pouco, tendo terminado em 8º, 9º e 10 lugar respetivamente, sendo que, Tiago Costa ainda levou o ponto bónus da volta mais rápida da corrida. Já o Miguel "Gurla" Costa não conseguiu pontuar.

Na semana seguinte, era dia de disputar a penúltima ronda da Liga Ultimate PC da PTRL! Voltámos ao médio oriente, desta vez até Abu Dhabi, mais precisamente ao Circuito de Yas Marina onde tivemos o Tiago Costa de regresso aos bons resultados levando a medalha de prata para casa e Gonçalo "Marques" Valente fechou o pódio com medalha de bronze. Vicente Ferreira finalizou o Grande Prémio no 4º lugar e Frederico "Fred" Belim em 8º lugar. Miguel "Gurla" Costa não conseguiu comparecer na corrida.

Entrada na última ronda com Tiago Costa a necessitar obrigatoriamente de ficar à frente do seu rival direto para ser campeão e assim o fez! Arrancou de 1º lugar e nunca mais o largou, vencendo então o Grande Prémio de Itália, sagrando-se campeão de pilotos pelo segunda vez na sua carreira sendo a primeira com a FTW. Gonçalo "Marques" Valente terminou a corrida no 4º lugar, tendo sido suficiente para garantir o 3º lugar no campeonato de pilotos. O seu colega de equipa, Vicente Ferreira terminou a corrida em 6º lugar, ficando então no 5º lugar da tabela de pilotos e em 2º lugar no campeonato de construtores a par com Gonçalo "Marques" Valente. Já Frederico "Fred" Belim, colega de equipa de Tiago Costa, finalizou a corrida no 7º posto, ajudando Tiago Costa na conquista do campeonato de construtores e acabou por terminar o campeonato de pilotos no 9º lugar. Já o Miguel "Gurla" Costa ficou em 9º lugar na corrida e em 13º no campeonato de pilotos.

Todos estes resultados foram obtidos muito graças à ajuda que a Simracing Centre deu à secção, disponibilizando os setups e as estratégias, que permitiram aos nossos pilotos evoluir dentro de pista bem como aprender um pouco mais sobre o jogo. Desde o início da parceria até ao fim da época foram sempre muito prestaveis e juntos, alcançámos o sucesso tão desejado.



Em declarações à FTW, Gonçalo "Marques" Valente comentou a sua época bem como as conquistas alcançadas:

"Mais uma época concluída na PTRL e mais uma vez os objetivos que tinha para esta época foram atingidos. Top 3 na primeira divisão da maior liga a nível nacional foi algo que não tinha imaginado quando comecei neste mundo do Simracing, mas com trabalho e empenho consegui alcançar mais do que ambicionava. Parabéns ao Vicente que me acompanhou como colega de equipa ao longo da época e conseguimos assegurar o 2º posto nos construtores e por pouco que não conseguimos o 1º lugar, na próxima há mais. Dar os parabéns novamente ao Tiago pelo campeonato de pilotos e construtores juntamente com o Fred."

Em declarações à FTW, Tiago Costa comentou a sua época bem como as conquistas alcançadas:

"Uma época que se revelou, desde muito cedo, atribulada com alguns bugs do jogo/problemas de equipamento. Apesar de tudo foi uma época onde excluindo alguns erros individuais consegui impor o meu ritmo e consegui, felizmente, carimbar o título na última corrida. Penso que o sucesso final na última corrida foi o desfecho final de algo que podia ter sido resolvido muito antes, não fossem alguns infortúnios, fora do meu controlo, nas 3 corridas anteriores. Obviamente tudo isto só foi possível com a ajuda dos meus companheiros de equipa e especialmente do meu pai que sempre me ajudou em tudo o que precisei ao longo da época. Por essa razão fica o especial agradecimento ao meu pai que foi incansável e também uma palavra ao Fred que foi o melhor companheiro de equipa que eu podia pedir para uma época que JUNTOS conquistamos o título de pilotos e de construtores."

Em declarações à FTW, o Manager de secção Luís "Killer Switch" Pereira disse:

"Tive o prazer de acompanhar quase toda a preparação para esta época desportiva, visto que, ausentei-me da equipa durante 2 meses, algo que, foi de certo um dos maiores erros que cometi. De volta ao projeto e focado, pedi à Supervisory Board bem como a restante secção a contratação do Tiago Costa, visto que, foi concordado entre todos que era a peça chave e o elemento que nos faltava para alcançarmos o sucesso. E assim foi, o Tiago regressou à secção e foi campeão, sendo o maior orgulho que tive nesta época. Com a chegada dele, conseguimos focar e melhorar a nossa preparação para esta época em todas as vertentes e conseguimos muito graças a isso criar expetativas que foram todas alcançadas por este magnifico grupo de trabalho. A evolução que o Marques tem tido também me enche de orgulho, é o piloto que abordei já com a ideia de que dificilmente viria mas que acabou por aceitar, e ao fim de cerca de 1 ano de Fénix ao peito, já nos premiou com 2 campeonatos e 6 Awards. A meio da época senti que faltava mais pessoal capaz de ajudar os pilotos, portanto chamei o AnF1L para coach, o Pato para sub-manager, o ItsMeDavid e o Headline para engenheiros de corrida e provaram que são mercedores de representar a FTW bem como a capacidade de decidir em momentos cruciais. 
Enquanto Manager sinto que quando assumi o cargo pela primeira vez era impensável conquistar o que foi conquistado nestas últimas épocas porque a equipa aparentava estar perdida, mas juntos trabalhamos e demos a volta por cima. Isto claro não era possível sem o apoio incansável de toda a Board, com especial agradecimento ao OFarinha, Maxm0she e Teodosius que tiveram um papel fundamental no meu regresso à equipa. Agradecer à Simracing Centre visto que os setups e estratégias disponibilizados por eles foram peça chave e fundamental no processo de evolução dos pilotos bem como nas prestações obtidas nas corridas. Juntos por mais épocas destas."

Também em declarações à FTW, Pedro "OFarinha" Farinha deixou a seguinte apreciação:

"Uma palavra, orgulho, orgulho daquilo que nós FTW temos vindo a construir em F1 e acima de tudo de como se termina o ano de 2023. Foram 2 Temporadas da Portugal Racing League onde nos sagramos campeões em ambas, na primeira na Pro com o Fred em 1º lugar, vice-campões com o KillerSwitch e como brinde o titulo de campeões do campeonato de construtores e claro para fechar o ano com chave de ouro na Ultimate com o Tiago Costa a sagrar-se campeão, o Marques a terminar no pódio em 3º lugar, e com a conquista do 1º e 2º lugar do campeonato dos construtores! Os meus parabéns e da Supervisory Board a toda a secção, pois todos tiveram um papel fundamental em todas as conquistas deste ano! Se 2023 foi um ano FTW no Fórmula 1 nacional, que 2024 seja um ano FTW a nível internacional!"

Autores:  Killer Switch
Categorias: SimRacing

Voltar a Notícias