Promover a saúde mental em tempos de pandemia – as recomendações da OMS

FTW

Mar 15, 2020

A situação mundial inspira cuidados por parte da população. Também é certo que esses cuidados trazem alguns problemas que podem não ser tão habituais no nosso dia a dia. Isolamento, stress, pânico talvez sejam as palavras que podem vir a ser mais frequentes nos próximos tempos. Para todos os problemas, existe soluções que podem não resolver o problema, mas podem reduzir as suas consequências.

No dia 13 de Março, o Expresso lançou uma notícia contendo algumas recomendações da OMS para as pessoas que estão de quarentena, o porquê? O COVID-19 continua a propagar-se e o período de quarentena também é um período complicado para as pessoas, desta forma podes ler em baixo alguns dos conselhos dados pela OMS. (Ler a notícia do Expresso aqui)

  • Evitar ler, ouvir ou ver notícias que o possam deixar ansioso ou angustiado. Como é percetível em todas as redes sociais e nas televisões só existe um assunto, COVID-19. Por isso é necessário filtrar a informação que recebemos, visto que, existem informações que não são corretas e provocam pânico e medo à população. É importante não partilhar informações que não estejam confirmadas de forma a ajudar aqueles que se encontram em quarentena. 
  • Partilhar histórias de sucesso. Ainda sobre o tema de notícias, as notícias que têm mais destaque são relativas aos novos casos e a possibilidade de propagação do vírus. Não obstante, num período de quarentena, é importante partilhar também histórias de sucesso, como do primeiro caso infetado em Portugal que já foi curado (saber mais aqui), notícias com este teor devem ser partilhadas de forma mais frequente para dar ânimo e esperança à população que se encontra a viver um período conturbado. 
  • Evitar a difusão de mensagens falsas e prioritizar as mensagens simples e claras. Numa era tão avançada a nível de tecnologia, existe muita facilidade de passar uma mensagem por um número elevado de pessoas em tão pouco tempo. A população não deverá partilhar esse tipo de informações, visto que, apenas pode criar ansiedade, pânico naqueles que as recebem. Essas informações muitas vezes são falsas e os próprios organismos vêm negar essa informação que é veiculada. 
  • Ajudar as pessoas em isolamento. Há forma de usar a tecnologia num bom sentido nesta situação que atualmente vivemos. Se o contacto físico deve ser evitado, há outra maneiras de continuar em contacto com aqueles que nos são mais próximos, seja através do telemóvel, chamadas de Skype ou outro meio, estas devem se tornar mais frequentes nos próximos tempos e com isto diminuir um dos efeitos de quarentena, sendo um deles o isolamento. 
  • A manutenção das rotinas familiares é importante, com especial atenção no caso de ter crianças. Apesar das restrições que existem, deverá manter-se as rotinas, ou partes da mesmas de forma a não estabilizar muito a vida das pessoas, continuar em contacto com as pessoas que diariamente fazia, de uma forma diferente da habitual, neste caso através do telemóvel ou computador.

 

A Direcção da FTW e o staff recomendam:

O país encontra-se numa fase em que a prevenção tem de prevalecer de forma a que se controle a proliferação do vírus SARS-COV-2. Alguns dos nossos hábitos nesta fase terão de ser mudados, porém tantos outros não podem ser descurados. A FTW continua na senda da promoção da vivência saudável dos videojogos e não podemos nesta fase olvidar a sua importância.

  • Evitar longos períodos em frente a ecrãs (sejam eles de computador, televisão, smartphone);
  • Descansar a vista olhando para um ponto a mais de 4 metros de distância;
  • Frequente hidratação;
  • Equilíbrio na ingestão de alimentos, visto que, a energia que vão consumir (com menor atividade física) será inferior;
  • Praticar exercício físico em casa (existem diversos vídeos no Youtube com conjuntos de exercícios que podem fazer em casa);
  • A generalidade não se encontra de férias, mas sim, em prevenção ou cuidados adicionais para a não contrair o vírus, devendo assim, continuar a cumprir as suas obrigações pessoais, profissionais, escolares e familiares;
  • Atenção a sites de propaganda falsa, tentativas de phising e outros cibercrimes;
  • Promova o convívio social online e evite o isolamento.

A For The Win Esports Club está ciente da atual situação não só no Mundo, mas também em Portugal e relembrou a toda a comunidade que têm à sua disposição não só o TeamSpeak, mas também o Discord nesta altura onde mais do que nunca é necessário a união para todos juntos ultrapassarmos este problema. Venham até uma destas plataformas, façam amigos, joguem juntos e divirtam-se, porque num piscar de olhos voltaremos à nossa vida normal. 

 

Juntamos ainda a este artigo parte do PR que a FTW lançou anteriormente quanto SARS-COV-2:


"Diversas são as obrigações que o clube tem, e dentro delas, o dever social. Atendendo ao surto denominado de COVID-19, que à data deste PR já se encontra no nosso país, entendemos que devemos tomar algumas decisões de forma pública e partilhar com todos as informações que obtemos até ao momento.

No artigo do dia 7 de Março de 2020 pelo Diário de Notícias, podemos ler no título “Coronavírus: nove razões para não entrarmos em pânico”. Deste artigo podemos retirar algumas conclusões/informações como o facto do diagnóstico do vírus, a sua sequência genética, a contenção da infeção em grupos definidos, as formas de propagação e contágio do vírus, quais os indivíduos mais afetados, a taxa de recuperação, desenvolvimentos científicos, protótipos, tratamentos a serem testados, etc.

A Direção-Geral da Saúde criou também uma “landing page” dedicada a este surto que pode ser consultado neste link, que deve ser consultado por todos os que pretendem obter mais informações e formas de prevenção e, criou, o Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavírus (COVID-19).

Numa consulta a um artigo do “Time” podemos ver algumas estatísticas e uma comparação com uma gripe sazonal.

Para os que pretendem viajar ou estar a par dos números a nível mundial há uma página que compila diversos dados estatísticos para consulta pública, que pode ser consultada neste link.

Deixamos infra algumas das recomendações da Direção-Geral da Saúde e número de contacto."

 

Autores: 
Categorias: FTW

Voltar a Notícias