Hoje falamos da prestação de uma equipa que, para muitos era desconhecida, e que mostrou que não são só as equipas PRO que têm boas prestações nos torneios.
A equipa FTW OverTrust é a prova viva que fora da divisão PRO da FTW eSports também há talento. Podem não terem garantido a qualificação para o torneio na Lisboa Games Week, mas estiveram muito perto. De referir que participaram no primeiro qualificador, onde foram derrotados na winners bracket pela equipa dos K1CK.Black e na losers bracket pela equipa dos eGen Reset.
No segundo qualificador, na winners bracket acabaram por perder contra outra equipa dos K1CK, desta vez foi os K1CK.White (nas Meias Finais), que acabariam por garantir um lugar na LGW. Na losers bracket, a equipa OverTrust apenas foi travada pela equipa eGen Mindset, isto depois de terem eliminado Team uPro e eGen Reset.
Esta equipa que até agora era desconhecida por grande parte da comunidade, é agora alvo de todas as atenções depois de ter estado às portas de se qualificar para um grande evento. A equipa começou em Maio, tendo apenas participado nas conhecidas Nightcups organizadas pela ESL. O roster manteve-se desde o início à excepção do support. Participaram na BG Lan Party onde alcançaram o 2º lugar, tendo sido apenas derrotados pela equipa Team uPro. Alcançaram Diamond 3 na ranked team ladder e ambicionam chegar a Challenger. Expressaram também a vontade de entrar na LPLOL do próximo ano. A equipa é constituída pelo top laner Bruno “Nithien” Ferreira, na jungle está Daniel “Kooshi” Nogueira, na mid laner está o André “Respawn” Nogueira, na bot lane está como marksman o Francisco “Liffx” Costa e o support Sérgio “Sun Of King” Rodrigues.
Como é habitual, para as equipas que não são tão conhecidas pela comunidade e com a intenção de aproximar a comunidade e os jogadores, pedimos a cada um para se apresentar, falarem sobre este qualificador e sobre o futuro da equipa.
“Boas, sou o Bruno "Nithien" Ferreira, sou o Top Laner da equipa FTW OverTrust, tenho 17 anos e jogo desde o final da Season 2. Ao entrar neste 1º qualificador, as nossas expectativas não eram muito altas, sabendo que iriam estar lá ambas as equipas dos K1CK, que são as mais fortes na scene atualmente, contudo tentámos o nosso melhor e até penso que surpreendemos muitas pessoas no nosso segundo jogo da Winners Bracket contra os K1CK.Black, após a derrota contra a equipa referida fomos para a Losers Bracket onde tivemos várias vitórias muito seguras, até encontrarmos os eGen RESET num jogo muito renhido e onde acabámos por sair derrotados. No segundo qualificador, já não estavam os K1CK.Black e a FTW.PRO, que foram qualificados no fim-de-semana anterior. No entanto vinham os EGN Mindset, mas mesmo assim sabíamos que tínhamos mais possibilidades em relação ao qualificador anterior. Na Winners Bracket deste torneio chegámos às Meias-Finais onde defrontámos a equipa dos K1CK.White, penso que tivemos um bom early game, tendo depois mais para mid game dado throw, com mérito obviamente para a equipa adversária, pois conseguiram elevar o seu jogo a um patamar acima do nosso. Na Losers Bracket tivemos uma surpreendente vitória contra a equipa Team uPRO, num jogo muito consistente da nossa parte e com um trabalho de equipa excecional. No jogo seguinte defrontámos os eGen RESET onde queríamos uma espécie de desforra do último jogo, tivemos uns primeiros 20 minutos de jogo excelentes levando o primeiro inhibitor aos 17 minutos, a partir daí acelerámos o jogo e conseguimos sair vitoriosos. Já na final jogámos contra os EGN Mindset( a equipa teoricamente mais forte deste 2º qualificador) onde perdemos num BO3 por 2-0. No primeiro jogo tivemos mais uma vez uma pequena vantagem no early game, contudo não conseguimos transferir essa lead para mid/late game e acabámos por sair derrotados. No segundo jogo tivemos uma prestação muito pobre e eles ganharam com todo o mérito e justiça. Mesmo com a derrota neste qualificador saímos de cabeça erguida, pois sentimos que somos uma equipa com potencialidade e quem sabe num futuro mais tarde vir a representar Portugal em torneios internacionais, como por exemplo, a Dreamhack.”
“Boas, sou o Daniel "Kooshi" Nogueira e sou o Jungler dos FTW Overtrust, quando entramos neste qualificador para a LGW sabíamos que iria ser bastante difícil conseguir um lugar para o torneio offline, mas nunca assumimos que era impossível, começámos o primeiro qualificador logo com uma segunda ronda contra os K1CK Black, apesar de termos perdido penso que foi um jogo que nos fez aprender muito. Na Losers Bracket deste qualificador tivemos bons jogos contra equipas, com bom jogadores, mas acabámos por perder e ser desqualificados contra os eGen RESET num jogo bastante renhido em que eles levaram a melhor. No segundo qualificador conseguimos chegar às Meias-finais da Winners Bracket sem grandes problemas onde fomos derrotados pelos K1CK.White, na Losers Bracket enfrentámos os eGen RESET e a Team uPRO onde conseguimos levar a melhor nos dois jogos. Na final da Losers Bracket tivemos que enfrentar os EGN Mindset e acabámos por perder 2-0. Mesmo não nos tendo qualificado, penso que foi um bom qualificador onde tivemos bons jogos, mesmo nos jogos onde perdemos aprendemos imenso e fizeram nos evoluir como equipa principalmente vendo o "Team play" das melhores equipas a nível nacional. Para o futuro da equipa espero conseguirmos um lugar na scene portuguesa e participar em torneios internacionais como a Dreamhack.”
“Olá eu sou o André "Respawn" Nogueira, o Mid Laner da equipa FTW OverTrust, tenho 17 anos e jogo League of Legends desde o final da season 2. A nível de eventos offline não tenho muita experiência ainda, participei no torneio Inter-Escolas ISMAI Legends e fui também à BG Lan Party pelos OverTrust. Nós participámos neste qualificador porque sabíamos que aqui iriamos ter a oportunidade de jogar com as melhores equipas portuguesas e seria uma boa oportunidade de melhorar como equipa, sempre tivemos consciência que iria ser difícil qualificar-nos para a Lisboa Games Week, mas não tomámos como impossível e sempre demos o nosso melhor. No primeiro qualificador jogámos logo contra os K1CK.Black na segunda ronda, acabámos por perder mas acho que a nossa prestação não foi má e conseguimos aprender bastante com esse jogo. Na Losers Bracket fomos eliminados pelos eGen RESET, um jogo renhido, mas com algumas falhas nossas. No 2º qualificador chegamos às Meias-finais, onde acabámos por perder contra os K1CK.White, na Losers Bracket conseguimos vencer à Team uPRO e aos eGen RESET num BO1 (besto of one), o que foi uma grande passo para nós enquanto equipa e considero que estivemos bem em ambos os jogos. Acabámos por chegar à final da Losers Bracket onde perdemos 2-0 num BO3 contra os EGN Mindset. Ficando apenas pelo qualificador acho que já foi uma grande vitória para nós, porque melhorámos, para além disso aprendemos imenso e conseguimos provar que somos uma equipa com potencial.”
“Olá sou o Francisco "Liffx" Costa, tenho 17 anos e sou o Marksman da OverTrust. Jogo League of Legends desde o final da Season 2 acabando em bronze (scrub). Fui melhorando ao longo do tempo encontrando-me actualmente em D2.”
“Olá o meu nome é Sérgio "Sun Of King" Rodrigues, tenho 15 anos e sou o Support da FTW OverTrust. Jogo League Of Legends desde a season 2, mas só cheguei a nivel 30 no final da season 3 tendo chegado a silver 1, na season 4 cheguei a platina 1 e neste momento estou em Diamond 3”
Paulo “Krons” Roxo, auxiliou a equipa neste segundo qualificador e como tal pedimos uma opinião sobre o futuro desta equipa.
“Foi pouco o tempo que passei junto dos OverTrust, mas demonstraram ser uma equipa coesa e capaz de competir até com os uPro. Upset ou não esta pequena equipa conseguiu uma grande proeza com jogadores a ter em conta para o ano de 2016”
Ramiro “Teodosius” Teodósio, CEO da FTW eSports, não esconde o orgulho na prestação que a equipa teve e refere a falta de investimento que é um problema recorrente em Portugal.
"Espectáculo, orgulho, uma maravilha, cinco estrelas! É tudo o que posso dizer. Os resultados alcançados por esta equipa são a prova viva de que a culpa de não haver mais competitividade em Portugal é mesmo por falta de investimento ou trabalho por parte das equipas ou organizações. Esta equipa que no fundo quase sem razões para existir por falta de competições em Portugal demonstrou estar Top 5/6 português, simplesmente um orgulho. Tão bons que até os habituais vieram logo fazer convite para a equipa sair da nossa organização, mas como são jogadores sérios, dedicados e honrados deram o belo do valente" não, estamos bem aqui". Duplamente orgulhoso e com os seus resultados fizeram-me "ganhar" os objectivos do ano. Os meus parabéns equipa e que continuem a trabalhar e evoluir progressivamente com dignidade, rectidão, humildade e claro... como jogadores da FTW"
Newswriter: Diogo “diogoambf” Ferreira
Revisão: João “Hexxme” Santos
Autores:
Categorias: League Of Legends