Guia de CS:GO #1 - Comunicação Básica

Counter Strike

Oct 26, 2015

Este é o primeiro guia de Counter-Strike: Global Offensive escrito pelo nosso newswriter Pedro “Dorep” Oliveira, com a colaboração do nosso capitão da equipa PRO: Nuno “Bht-” Silva e está focado num dos aspectos mais importantes de qualquer jogo de equipa: Comunicação.


Sendo este o primeiro de uma série de guias a serem publicados no nosso site, entendemos por bem explicar alguns pontos: Com estes guias pretende-se atingir desde aqueles jogadores que não novos e no jogo e querem aprender mais sobre o mesmo até aos jogadores que acham que podem aprender um pormenor ou outro com eles. Entendemos que não é preciso apenas ter uma boa pontaria para se ser, efectivamente, bom neste jogo. É importante, saber jogar em equipa.

É nesta linha que iniciamos este guia. Falando de um aspecto extremamente importante que é transversal a todos os jogos colectivos: a comunicação.
A falta de comunicação, numa equipa, é algo que pode custar a vitória, seja em que jogo for. No CS:GO, mais ainda. Isto implica, à partida, um equipamento essencial: Microfone. Sem ele, é impossível manter uma boa comunicação entre jogadores.Utilizar o chat escrito não faz sentido quando o jogo usufrui de um sistema de VoIP bastante eficaz. Não ter microfone não é desculpa. Qualquer microfone que funcione serve, mesmo os mais baratos. A informação que é preciso transmitir é curta e a diferença que um microfone barato tem para um topo de gama não é assim tanta que afecte o jogo de grande modo.

Porque não falar pelo chat do jogo?
Uma ronda de CS:GO pode mudar o seu rumo em fracções de segundo, sendo assim, é perfeitamente compreensível que tentar escrever no chat o que se passa no jogo é difícil a não ser que escrevas muito rápido e mesmo que sejas rápido existe outra variável que é a velocidade com que o(s) teu(s) companheiro(s) de equipa têm para ler e processar o que disseste. De qualquer um dos modos, usar o chat do jogo, desvia o olhar dos teus colegas do ambiente que os rodeia e, como tal, podes estar a prejudicar a tua equipa. Usando uma analogia com futebol: se passares a bola a um colega e o passe for mau só lhe estarás a dificultar a vida e a pôr em risco a tua equipa.


Tendo em conta o que foi dito anteriormente, fica a pergunta: Como transmitir a informação?
O melhor que têm a fazer é serem simples e concisos. Por exemplo, vocês dizerem algo tão simples como “3 Short“ ou “Passos Túnel“ é exactamente aquilo que os colegas precisam de saber sobre aquilo que se passa ao teu redor. Isto quer dizer que podemos simplificar para duas fórmulas genéricas a informação que é absolutamente essencial transmitir ao resto da equipa: “Quantidade de jogadores que vês , Localização no mapa” ou “ Acção por parte da equipa inimiga, Localização no mapa“.

Como se pôde ver, a localização no mapa é algo bastante importante. Para aqueles que não são conhecedores das localizações detalhadas dos mapas pode ser complicado ser capaz de transmitir ou mesmo interpretar informação como “2 XBOX” ou “1 Back Plat”. Este dois exemplos são zonas, de certa forma, importantes no jogo e, por exemplo, para a XBOX, um jogador não se pode dar ao luxo de estar a explicar que é “aquela caixa ali por baixo do Short que fica em frente ao túnel de baixo e à porta que vai para o Mid”. É um discurso muito longo e, por sua vez, distrai os colegas daquilo que realmente interessa.
Assim sendo, para ajudar a evitar estas situações, fica aqui um mapa com o nome de todas as localizações especificas no mapa de_dust2, o mais utilizado transversalmente a todos os modos de jogo.
 

(Clicar na imagem abre-a no tamanho original)

Os Cloud9 são uma das equipas mais bem sucedidas no panorama internacional e a comunicação deles, para quem é minimamente conhecedor do jogo, é extremamente concisa e eficaz. Fica aqui um exemplo para melhor assimilação:

 



Termina assim o primeiro guia de CS:GO. Resta agora, aplicar - e aplicar bem - a informação dada aqui, sempre com vista a chegar, pelo menos aquele rank bonito chamado Global Elite.

Como nota pessoal, gostava de deixar um agradecimento público à For The Win eSports por me terem deixado avançar com um projecto que sempre quis fazer.

Newswriter: Pedro “Dorep” Oliveira

Revisão: Nuno "bht-" Silva e João "Hexxme" Santos

Autores: 
Categorias: Counter Strike

Voltar a Notícias