Entrevista a Ripshocks

League Of Legends

Nov 1, 2015

Nos dias 15 a 18 de Outubro decorreu o qualificador 1 do torneio Asus Rog Tournament - Lisboa Games Week 2015.


Esse qualificador atribuía o apuramento de duas equipas que irão disputar as grandes finais na Lisboa Games Week. A FTW eSports Club alcançou o 2º lugar nesse mesmo qualificador apurando-se assim para as grandes finais. Após este feito começaram a surgir rumores da utilização irregular de “scripts” por parte do nosso jogador Mário “ripshocks” Nunes. Decidimos assim fazer uma entrevista ao jogador sobre esta situação, deixando-o expor em texto livre.



  1. Olá Mário, desde já obrigado por nos teres cedido esta entrevista. De forma a esclarecer quem nos segue, fala-nos um pouco das contas que utilizaste até hoje as suas razões e o que tenhas a dizer sobre este assunto.

 

Boas, desde já quero agradecer a possibilidade que a FTW me está a permitir em defender a minha imagem e nome, pois na minha opinião existem perseguições que já passam os seus limites. Eu tinha a minha conta principal de nome “ripshocks” que simplesmente foi banida por fraude. Como todos sabem existia um sistema de “refer-a-friend” no League Of Legends em que consoante o número de pessoas que criassem conta com a nossa “refer” recebíamos awards in game desde IP’s a RP’s. Ao aceder a página do evento, é nos dado um referral link, que usei para pedir que me fizessem as rewards para a conta referida de modo a receber RP entre outros.

A conta que utilizei já com a FTW, a “Yaldabaoth“, que depois mudei o nome para “FTW Ripshocks” foi uma conta que comprei no site http://www.playerauctions.com/ por 5$, que já vinha a nível 30. Esta foi banida por ter sido levelada de 0 a 30 por “bots”.

 



2. E quanto à conta que usaste durante os qualificadores e outra até no Ismai Legends?

 

A conta que usei no Ismai Legends foi a conta “ßio”. Na minha conta eu não tinha os champions todos nem as runas que poderia precisar para o torneio e pedi a um amigo meu, para me emprestar e foi com ela que joguei. A conta encontra-se ativa de perfeita saúde não tendo tido qualquer tipo de ban até aos dias de hoje.

A conta que usei nos treinos das últimas semanas, normal games, soloQ e qualificador da LGW foi a “Solidflyz“ que obviamente está também de perfeita saúde, não tem qualquer tipo de ban e acho ridículo até no outro dia ter de ir fazer um ARAM para provar que estava ativa pois já estavam também a surgir rumores de que ela estaria banida, o que é mentira."

 




3. Surgiu também esta lista https://bitbucket.org/Snorflake/bol-leaks/raw/0ebd7c914e5b4850ec384726495063250c34ebc5/Player/Players.php como sendo uma lista de utilizadores banidos por utilização de “scripts” do “BOL”, nessa lista aparece o nick “ripshocks” o que tens a dizer sobre isso?

 

“Eu próprio abri um ticket à Riot sobre essa lista e obtive a resposta de que nada confirmavam. Apenas posso dizer eu não utilizei nenhum “script” de habilidades ou que se pareça em jogo algum. Vi ainda essa lista com bastante atenção e encontrei o nome como o “Shakarez”, entre outros conhecidos, conta esta que está ativa nos dias de hoje, ou seja, essa lista que arranjaram para provar algo, simplesmente não prova nada. A única coisa que alguma vez utilizei para experimentar e que muitos Youtubers usaram e usam é o “ZOOM hack”, ou seja que nos permite afastar e aproximar a câmera. Porém nenhuma conta minha, até esta data, foi banida por tal, e experimentei isso , se me recordo bem, em 2014.




4. Falam ainda deste teu vídeo, no Youtube, em que a tua Vayne dá “dodge” à poça da Cassiopeia. Vídeo 

 

"Aqui vou ter de ser mesmo indelicado, só gente com perturbações consegue ver aí o que quer que seja. Esse vídeo é um video test, ou seja, utilizei isso para testar edições de vídeo e nada mais. E o que torna tudo isso ridiculo é, primeiro eu levo com a poça em cima e não há dodge nenhum, e depois isso é contra bots, como se consegue ver na primeira kill,  qualquer bronze consegue fazer uma pentakill contra bots. Nem acho necessidade de me defender do que quer que seja nesse aspeto. Ao falarem nesse vídeo só demonstra às más intenções das pessoas e nem sequer se darem ao trabalho de ver as coisas em condições. Se algum “top” player nacional refere esse vídeo então de “top” não tem nada."

 




5. Como te sentiste com o ban da conta “FTW Ripshocks”?

 

“Eu quando tive o ban na “FTW Ripshocks” fiquei nessa altura com pouca vontade de jogar. Era a conta a que eu me tinha dedicado mais e até gasto dinheiro para ter champions necessários. Comuniquei isso à equipa que me apoiou da melhor forma possível e me incentivou a não deixar de jogar.

Acho que qualquer jogador competitivo que esteja Diamond I como eu estava, que tem de fazer treinos diários e etc. ver a sua conta banida é um razão para desmotivação. Estar a fazer “solo queue” em contas gold ou plat não é a mesma coisa nem me dava motivação nenhuma. Estava Diamond I, tinha objectivo de chegar a pelo menos Master nesta season, o facto de ter entrado para a equipa da FTW ainda me motivou mais, e ao ficar sem a conta fiquei sem essa vontade, na realidade um dos meus objetivos já não era possível alcançar. Porém, e se posso ser sincero, o ban relativo à conta provavelmente aconteceria mais cedo ou mais tarde tendo em conta os posts que a Riot faz relacionados com a ilegalidade de contas compradas e que estas são flagged e eventualmente suspensas.

Ainda entrei em contacto com o support da Riot de forma a se era possível desbloquearem a conta, mas a resposta foi negativa por ter sido uma conta levelada de nível 0 a 30 por bots e comprada. Mesmo assim continuei a jogar motivado pelos meus colegas de equipa e porque a equipa estava a correr bem."

 



6. E quanto a esta última situação?

 

Para mim foi a gota de água. Quando entrei para a “scene competitiva” comecei logo a perceber que havia muitos interesses individuais, a partir do momento que tenho dirigentes de outras organizações a falarem mal da FTW e depois eu vejo que tudo o que me disseram era mentira, percebi logo que há pouca gente séria e muito pouca em quem confiar. Até nesta situação primeiro dizem ser e ter um forte potencial e muito bom mecanicamente, e agora subitamente por interesses individuais afinal já sou um jogador mau ou médio, vá-se lá entender a incoerência das pessoas."

Após o qualificador com as acusações então perdi toda a vontade de jogar. Nunca utilizei nenhum “script” em nenhum jogo, nem nos qualificadores, nem com a equipa, para mim tudo isto se resume a uma coisa chamada de “mau perder”, e se têm mau perder nem deveriam sequer chamar-se de equipas ou jogadores competitivos. Dou mais mérito ao trabalho de equipa entre nós todos e acho que durante estes últimos jogos, se não tivesse o apoio deles, nem metade do que fiz poderia ter feito.

Senti a minha vida toda vasculhada, com falsas provas e falsas evidências. Acusaram de contas banidas que encontram-se ativas, e as que foram banidas eu já expliquei anteriormente as razões. Falam de jogadas durante a série decisiva contra os K1CK White que apenas comentam devido a terem perdido, algo que ninguém esperava de uma equipa do fundo da tabela. Um jogador que utilizasse programas dando-lhe vantagem in-game dificilmente perderia um jogo. Enfim, sem comentários.

Depois a jogada polémica de Kog Maw, num jogo em que levei com imensos hits do Jayce, na lane, do fog of war, de todo o lado e mais algum sem dodge algum, e falam de eu ter tido reações que qualquer um a nível competitivo consegue ter. Aliás, todos os meus colegas de equipa podem confirmar a conversa toda que houve no TS durante essa situação e que eu próprio dei “bait” ao corki. Ao dizerem que ninguem consegue fazer aquilo eu respondo ao tentarem num custom. Há inumeras jogadas que parecem impossíveis, tais como o combo do "Misaya" na Diana, tal que não consigo fazer consecutivamente. A jogada é limpa e sem precisa a utilização de nada.

Os jogos foram ganhos porque fomos melhores, simples, jogamos bem, treinamos para isso e trabalhamos para isso, penso que ao mantermos um leque de estratégias e de teamcomps não nos sujeitamos ao facto de sermos previsíveis. No máximo o que houve foi “mau perder”.

O que acho ainda mais ridículo é que contra essas mesmas equipas já ganhamos e perdemos até em Ranked 5’s, não que os rankeds sirvam de prova a algo, pois é espaço onde estamos a treinar em equipa, estratégias, champions e outras coisas, mas mesmo sendo jogos de treino ganhamos contra essas mesmas equipas, ou seja, não faz sentido nenhum o que dizem. “




7. Quais as tuas decisões perante tudo isto?

 

Eu simplesmente decidi deixar de jogar, não só em equipa como também solo-queue e mesmo normal games. Não tenho nada a esconder, nem tenho medo do que quer que seja, apesar de até ameaças de violência ter recebido, imagine-se o baixo nível dessas pessoas. Mas não preciso disto para nada. Tenho a minha vida, amigos etc, entrei na universidade este ano, estou também a tirar a carta de condução e profiency noutra língua, logo o tempo que tenho já é pouco e provavelmente não iria conseguir conciliar o estudo com tudo isto. Tinha uma ideia da “scene competitiva” ser algo diferente, porém é fácil ver que a imagem de eSports que é pintada fora de Portugal é significativamente diferente da de cá dentro. Tenho de agradecer e muito à FTW eSports e à minha equipa pela oportunidade, pela seriedade deles e da organização.

 

Os meus colegas de equipa e até mesmo membros da equipa técnica apoiaram-me e muito em tudo, e até mesmo jogadores de outras organizações aos quais agradeço o apoio que me deram e a convicção deles de que todas as jogadas foram legítimas. Tive até um jogador de outra organização já qualificada que veio-me incentivar a não deixar de jogar, a não ligar às bocas e faltas de educação e fairplay de outros, ao qual lhe agradeço e muito as palavras, mas para mim chega. É um mundo e pessoas com as quais eu não quero lidar e agora sim compreendo o porquê do gaming em Portugal não chegar a lado nenhum, com jogadores e dirigentes a fazerem aquilo que fazem, realmente profissionalismo Portugal pouco vai ter, é pena. Já tinha feito referência na minha entrevista de entrada na FTW eSports sobre a imaturidade “tuga” e, sem surpresas, esta foi verificada.”

 



8. Queres deixar umas últimas palavras?

 

"Fico feliz por não só ter escolhido esta organização mas também por me acolherem, pois agora olho para as minhas outras opções, das quais me foram feitas ofertas e fico bastante contente por nunca ter assumido jogar por elas. Acima de tudo o que quero dizer é que estou de consciência tranquila. Nunca precisei de usar nada que me desse vantagem acima dos outros. Quero agradecer em particular ao Teodosius, foi uma pessoa que me deu oportunidade de jogar a nível competitivo, e que me demonstrou com a realidade que tudo o que dizem dele ser mentira e apenas o fazerem por quererem prejudicar a FTW. Ainda sobre ele, tratou comigo todo este assunto diretamente, e posso vos garantir que me “espremeu” até à última, sempre numa postura de imparcialidade porque tem de defender os interesses da organização e caso fosse verdade o que inventaram teria de tomar medidas, e por outro lado por querer ou acusar-me ou defender-me consoante a realidade.

Quero ainda agradecer ao Krons e ao Mantorras pelo apoio dado, e claro a todos os elementos da minha equipa pelo mesmo. Para mim além de colegas de equipa são neste momento também amigos e é uma das coisas boas que tiro desta má experiência no competitivo. Agradeço por último a todos os que me apoiaram neste últimos tempos, jogadores, organizações etc. por conseguirem ter um palmo de testa e o mínimo de inteligência para verem que os jogos foram legítimos e ganhamos com dignidade. Claro que de cabeça quente, se eu estivesse perante uma jogada que me parecesse ilegal provavelmente a criticaria também porque emocionalmente me tinha deixado deslocado, mas ao longo destes anos qualquer jogador, seja o elo que seja, quando enfrentado com algo acima do nível dele, tem apenas como resposta a procura da ilegalidade da jogada. O que, pronto, é compreensível até a um certo ponto.

Quanto ao resto da comunidade o melhor conselho que posso dar é não acreditem em tudo quanto vos dizem ou querem meter na cabeça, pois como se vê em grande parte é mentira. Tenham e saibam ter opinião própria e passem a ter uma conduta mais correta, pois com manifestações daquele gênero ninguém fica a ganhar com nada.

Continuarei a apoiar a FTW eSports e espero vê-los a atingir o nível que desejam.

Obrigado novamente a todos e até um dia. “




Deixamos algumas considerações do nosso CEO, Ramiro “Teodosius” Teodósio, que optou por se expressar em vídeo:

 


Vídeo referido durante as considerações: https://youtu.be/TTQZU9O1v5E

 

 

 

Deixamos ainda as considerações do Team Líder da equipa de League Of Legends da FTW eSports Club, Tiago “Chipicow” Silva:

 

Confesso que com tanta lavagem cerebral que nos tentaram fazer fora da FTW que chegou alturas em que duvidamos. Porém, com o acesso que tive a toda a informação, posso concluir a legitimidade da minha equipa e do meu colega, acredito também que não foram estas tais jogadas que determinaram a vitória nos nossos jogos. Estávamos muito bem como equipa, temos evoluído e muito, esta situação foi um retrocesso e acredito que certa parte se deve a este incidente, não estava a espera que as noticias fossem divulgadas e expostas das maneiras que foram. Queria também agradecer a todos os que nos seguem e acreditam em nós e que não alimentam estas mentiras e difamações.”



Por último consultamos Renato “Shakarez” Perdigão, mostrando então o edit de três vídeos feitos, sem que este tivesse conhecimento algum de qualquer comunicação que tenha havido em TS por parte dos jogadores que pudesse ou não justificar algo, de forma a que a sua análise fosse o mais imparcial possível,  e que o fez nos seguintes termos:

 

Quanto à minha conta nunca recebi nenhum ban, nem aviso de nada, estando activa e perfeitamente normal, desconheço a razão do meu summoner name se encontrar nessa lista.

 

Olhando para os 3 clips consigo ver motivo da suspeita em relação a scripts. Infelizmente trata-se de um problema recorrente que é díficil de identificar, contudo tenho as minhas dúvidas se se trata mesmo de ser um script, visto que em caso de scripts o jogador que está a utilizá-los começa-se a desviar de uma skill antes sequer do projétil/cast time ser efetuado, ou o oposto, não falham/falham pouquíssmas "skill shots"

 

Clip 1 - https://goo.gl/T8s8s5 - No primeiro clip o Corki está o tempo todo em visão do Kog'maw, parece-me tratar-se de uma reação já pensada e planeada como antecedência, como bait.

 

Clip 2 - https://goo.gl/M3xB9r - No segundo clip há então um dodge ao ultimate do Malphite, mas há que ter em conta que 1. O cast é feito a max range e 2. O jogador só se mexe para desviar quase no último momento e praticamente não evita ser afetado pelo knockup, um bom exemplo comparativo a este é o do flash do lilballz num jogo da season 2 (TPA). 


 

Clip 3 - https://goo.gl/NDeFOU - O terceiro clip é então o que me deixa mais dúvidas, visto que o Viktor acerta o death ray mesmo em cima da Elise. A Rek'sai não está perto o suficiente para a elise ser vista pela passiva, contudo vê-se que há pings da rek'sai a informar que a Elise está a subir para a midlane. Obviamente que neste caso e mesmo com a informação da posição da Elise, pode haver dúvidas quanto a script, contudo pode também ter sido um golpe de sorte.

 

Apesar de ainda ter ligeiras dúvidas, penso que, se se tratasse realmente de um scripter, haveriam muitos mais clips como prova, tanto de skillshots que não falham como de movimentos erráticos a fazer cast de skills ou a desviar de habilidades.“

 

Encerramos assim este assunto dentro da nossa organização, esperando que melhores e mais positivas posturas e atitudes surjam no futuro. 

 

 

Newswriter: João “Hexxme” Santos

 

Autores: 
Categorias: League Of Legends

Voltar a Notícias