FTW em grande plano nas competições de F1

SimRacing

Feb 6, 2025

Chegou ao fim mais uma temporada competitiva, a primeira do F1 24. Marcámos presença na PTRL, Master e WOR, tendo só falhado o pódio final na Master Champions. Vejamos o que foi feito em cada uma das competições, começando pela PTRL.

Os nossos pilotos finalizaram a Season 13 da PTRL no final de novembro de 2024 com um desempenho deveras impressionante, consolidando a posição da FTW como a equipa mais forte e regular da competição. O grande destaque foi Ruben "Araujo" Araujo, que terminou como campeão do Campeonato de Pilotos com 164 pontos. Com cinco vitórias e uma regularidade notável, garantindo sete presenças no Top 5 e oito no Top 10, Ruben "Araujo" Araujo mostrou toda a sua consistência e todo o seu talento ao longo da temporada.

Gonçalo "MarquesValente também teve uma campanha notável, finalizando na segunda posição do campeonato com 114 pontos. Com uma vitória e quatro segundos lugares, o nosso membro mais titulado demonstrou grande habilidade e foi um dos principais concorrentes de Ruben "Araujo" Araujo na luta pelo título.

Outro piloto que se destacou foi João "MOTA" Mota, que encerrou a temporada com 58 pontos, garantindo duas presenças no pódio tendo marcado presença nos dez primeiros cinco vezes dos quais quatro entre os cinco melhores. Miguel "Gurla" Costa também teve uma temporada consistente, terminando com 57 pontos e conquistando dois pódios marcantes.

Por fim mas não menos importante, André "Melga" Brás,que entrou para a Fénix sensivelmente a meio da temporada, conseguiu terminar o campeonato com 51 pontos, deixando todos os pilotos da FTW dentro do Top 10 no campeonato de pilotos.

Em relação ao campeonato de construtores, o domínio foi total!  Ruben "Araujo" Araujo João "MOTA" Mota sagraram-se campeões de construtores com 222 pontos, mais 51 que Gonçalo "Marques" Valente e Miguel "Gurla" Costa que ficaram em segundo lugar com 171 pontos marcados.

Em declarações à FTW, o nosso piloto Ruben "Araujo" Araujo comentou como foi ganhar o seu primeiro campeonato de Fénix ao peito:

"Estou mesmo muito feliz por ter conquistado o meu primeiro campeonato de Fénix ao peito. Ganhar a PTRL foi um momento incrível, especialmente depois de ter ficado em 2º lugar no campeonato anterior. Finalmente conseguir este título foi algo que queria há muito tempo, e poder partilhá-lo com a equipa e com todos os que me apoiaram torna tudo ainda mais especial. Obrigado a todos pelo apoio!"

Aquando questionado de como foi a sua temporada, Gonçalo "MarquesValente respondeu:

"Esta temporada na PTRL foi um pouco diferente de todas a outras, tendo falhado as duas primeiras rondas o que normalmente não acontece. Consegui entrar logo no ritmo, conquistando o 2º lugar em Espanha. A 4º etapa do campeonato foi diferente porque foi a primeira corrida onde tivemos que lidar com a transição do seco para a chuva o que, com a disputa na frente, me distraiu e optei por parar mais cedo custando-me a vitória e onde fiquei apenas pelo 6º lugar. Interlagos, um dos circuitos que mais gosto foi luta até ao final com o Araújo até que na penúltima volta tive problemas técnicos com o jogo desconectando-me, mas como a diferença para trás ainda era grande consegui manter o 2º posto. Na Áustria, fiquei novamente em 2º tendo optado por uma estratégia de equipa com o Gurla e tentar o undercut, mas não resultou para vencer mas conseguimos trazer um duplo pódio para os construtores. Em Losail, um circuito bastante difícil e novamente um 2º lugar, já me estava a habituar a não ganhar até que em SPA por causa de um Safety Car e de uma distração minha consegui perder novamente a vitória e finalizei em 3º. Por fim chegamos a Imola um dos circuitos que eu mais treinei e que sou mais rápido no jogo, consegui aproveitar essa vantagem e vencer a última etapa do campeonato.
Foi uma época com luta pelas vitorias em todas as corridas só tenho de dar os parabéns ao Araújo pelo campeonato e agradecer ao Gurla por ser um excelente colega de equipa. Tiro desta temporada uma boa evolução de ritmo e persistência a não desistir quando tudo corre mal, fui 2ºlugar em quase todas as corridas mas tive uma ultimas chance para sair do campeonato com pelo menos um ouro e foi isso que fiz.
"



Já na Master Champions, um campeonato da equipas, a competição não nos correu da melhor forma. Foram escolhidos para representar a FTW Frederico "FredBelim, Diogo "Retrix" Pérez e Tiago Costa, tendo o Tiago Costa assumido papel de reserva a partir da segunda etapa que até então se destinava a Frederico "FredBelim. Composta por 8 corridas, a Season 4 da Master Champions possuía um formato diferente das demais competições já que, quer a sessão de qualificação quer a sessão de corrida eram disputadas com a distância real, em voltas e sessões, desafiando os pilotos dado que, normalmente, as competições possuem uma distância de 50%, em comparação ao praticado na Fórmula 1.

Das oito corridas disputadas, destacam-se a vitória de Tiago Costa na corrida sprint do Grande Prémio da Áustria, a vitória de Diogo "Retrix" Pérez na penúltima etapa e a aparição em grande força no Grande Prémio de Itália onde Diogo "Retrix" Pérez Frederico "FredBelim ficaram em terceiro lugar na corrida e segundo lugar na corrida de sprint respetivamente. 

Estes bons resultados foram curtos para o cômputo geral da competição visto que terminámos no quinto lugar da mesma. Fica um sabor agridoce dado que foi demonstrada muita qualidade, mas a inconsistência foi sem dúvidas o mair entrave na obtenção de um melhor resultado.

Em declarações à FTW, Diogo "Retrix" Pérez falou-nos da sua estreia de Fénix ao peito em competições bem como fez um rescaldo da sua temporada:

"Foi me dada a oportunidade de representar a FTW na Master Champions F1 (MCF1) e a minha estreia de Fénix ao peito foi especial. Inicialmente sentia-me nervoso pois passava agora a representar uma enorme organização em pista, mas com a ajuda de todos tudo foi mais fácil, já me sentia em casa, e esse nervosismo acabou por desaparecer. Após a estreia, surgiram certas dificuldades pessoais que fizeram com que a minha performance baixa-se, no entanto esta minha nova família não me abandonou, e com a ajuda deles consegui voltar a lutar por bons resultados em pista. O resultado final foi, infelizmente, muito abaixo das nossas capacidades por vários motivos, mas sobretudo pelas dificuldades pessoais que surgiram. No entanto, a vontade de vencer cresceu ainda mais. Na próxima época de Fénix ao peito pretendo ajudar os restantes pilotos com tudo que estiver ao meu alcance, e espero voltar à pista com tudo assim que tiver oportunidade."

Já no passado mês de janeiro, terminou a Season 19 da WOR onde o nosso piloto André "Melga" Brás finalizou em 2º lugar, sagrando-se vice-campeão do Tier 7 do PC an WOR. Com seis pódios em dez corridas dos quais três foram segundos lugares, André "Melga" Brás pecou apenas pelas corridas em que ficou de fora do pódio, não tendo consigo amealhar pontos suficientes para levar de vencido o campeonato.

Boas exibições como a vitória no Grande Prémio de Singapura e o segundo lugar no Grande Prémio dos Países-Baixos demonstraram toda a sua qualidade e ritmo de corrida, mas o sétimo lugar no Grande Prémio de Las Vegas e o sexto lugar no Grande Prémio da China também demonstraram que faltava algo mais ao piloto para se sagrar campeão. De forma geral, André "Melga" Brás teve uma temporada positiva, deixando claramente vísivel todo o seu potencial e qualidade.

Aquando questionado pela FTW sobre a sua temporada, André "Melga" Brás disse:

"Esta season da WOR, foi uma de season aprendizagens e de desenvolvimento pessoal, cheio de altos e baixos com resultados instáveis, mas fico feliz que tive uma vitória com a equipa e diversos pódios também, saí vice-campeão, mas sei que poderia ter saído o real campeão, mas fiz tudo o que foi possível para garantir bons resultados, para primeira competição pela FTW acho que foi bom, com grandes lutas dentro de pista, tenho a agradecer por todo o trabalho e paciência que a equipa teve comigo, e espero não desapontar nas próximas!"


O desempenho coletivo dos pilotos da FTW ao longo destes campeonatos reafirmou a força da equipa, tendo os nossos pilotos destacado-se pela sua consistência e capacidade competitiva. Agora, a equipa prepara-se para novos desafios e para manter a posição de destaque nas próximas temporadas das competições.

Em declarações à FTW, o Sub-Manager da secção Rodrigo "PatoCarocha comentou a temporada da equipa que liderou juntamente com Luís "Killer Switch" Pereira:

"Estou muito satisfeito com esta temporada de F1 da FTW que se encerra com resultados incríveis, tinhamos posto objectivos altos pois sabemos o valor dos nossos pilotos mas alcançar os mesmos não se faz com facilidade. Claro que o grande destaque desta temporada foi a prestação dos nossos pilotos na PTRL, tendo conquistado o 1º e o 2º lugar tanto no campeonato de pilotos como no de construtores e ainda termos tido 4 pilotos no top 6 da tabela. No tier 7 da WOR tivemos a entrada do nosso piloto mais recente e que "abriu" logo com um 2º lugar no campeonato de pilotos o que me surpreendeu pela positiva e que abre a possibilidade de um futuro título, seja nesta competição ou em qualquer outra. Já na Masters tivemos certos imprevistos que nos dificultaram a classificação, na minha opinião só será preciso minimizar fatores externos e continuar a treinar como treinamos que os resultados vêm. De forma geral diria que o balanço da época é positivo, momentos muito altos e alguns momentos baixos que também fazem parte, sinto que o mais importante nós como equipa temos que é a vontade de crescer tanto no jogo e nas competições como fora delas e também um espírito de entreajuda que sempre fez parte da equipa e sempre fará. Foi muito divertido trabalhar com toda a gente esta época e a única coisa que nos resta agora é preparar para a próxima."


Acompanha tudo o que se passa na secção de F1 nas nossas redes sociais.

Autores:  Killer Switch
Categorias: SimRacing

Voltar a Notícias