FTW Academy powered by OMEN anunciado no XL Esports

CS:GO

Jun 28, 2019

Foi no passado domingo, dia 16 de junho, em pleno Moche XL Esports 2019, no stand da OMEN by HP, que a FTW teve o prazer de anunciar a reestruturação da secção de academias - um projeto que está no nosso clube há bastante tempo e que procuramos sempre melhorar e tornar mais eficiente de forma a produzir mais e melhores talentos.

Um projeto já anteriormente interiorizado na nossa organização, com vista à formação de novos jogadores em diversas modalidades, receberá agora uma remodelação completa. Destinada a melhorar e a aumentar a competitividade dentro da organização, a reestruturação contará com iniciativas online e offline a incidindo nas áreas de formação e desenvolvimento dos atletas.

Tendo como um dos mentores Ricardo “Zorlak” Sousa, a FTW Academy será composta por duas temporadas principais e uma fase intermédia, sendo que as duas primeiras contaram com finais ao vivo em eventos nacionais. Os torneios serão compostos por quatro fases, primeiramente os qualificadores, seguindo-se a fase de grupos, os playoffs e então por fim as finais ao vivo. O FTW Summer Challenge decorrerá na fase intermédia e estará dividido em duas categorias: School e Summer Camp.


É com todo o gosto que a nossa organização apela a todos os atletas que pretendem obter formação e desejem melhorar o seu desempenho, que participem e façam parte desta que é a maior secção de academias até ao momento. Ao longo do tempo serão anunciados mais detalhes e como te poderás integrar nesta evolução do projeto de academias dentro do nosso clube.

Umas das primeiras iniciativas deste novo projecto irá decorrer durante o evento Play Youth 2019 nos dias 27 e 28 de julho com a FTW School de Pokémon TCG administrada por um dos melhores portugueses da sua área qualificado para o Mundial da modalidade, Paulo "Mimoso" Mimoso. Mais próximo ao evento serão revelados todos os detalhes sobre o horário do workshop e outras novidades serão anunciadas.

O CEO da FTW, Ramiro "Teodosius" Teodósio, explica-nos este novo modelo e estruturação: "Em primeiro lugar pretendo louvar o staff da FTW, de todas as modalidades, pela perseverança neste novo percurso. Tudo quanto sejam alterações estruturais no nosso clube levam algum tempo desde a sua fase de idealização, planeamento, apresentação e aprovação pelos nossos parceiros de forma a que depois possamos executar em conformidade e ao longo do tempo.

O projeto FTW Academy vem então substituir os Club Challenges, que são assim extinguidos. Desde 2012 a FTW adoptou diversos modelos na área de formação e desenvolvimento de atletas, tendo o último projecto, os Club Challenges, tido duração de 2 anos. Atendendo a diversas adversidades que foram encontradas ao longo do tempo, como a duração das competições, a existência de 3 splits, e a parca experiência no offline, decidimos virar a página e trazer a todos os nossos fãs e seguidores um "rework" e "rebranding" do modelo de formação anterior. 

As principais diferenças prendem-se em três pontos essenciais:

  1. Club Challenges eram compostos por 3 splits - FTW Academy é composta por 2 seasons (a 1ª no 1º semestre de cada ano, e a 2ª no segundo semestre de cada ano)
  2. Club Challenges tinham o formato de Liga - FTW Academy tem o formato de torneio (Qualificadores - Fase de Grupos - Playoffs)
  3. Club Challenges eram 100% online - FTW Academy terão sempre as grandes finais ao vivo

A alteração na quantidade de "splits"/"seasons" prende-se essencialmente com o calendário de competições, escolar e universitário, que no modelo anterior prejudicava de forma severa pelo menos 1 dos "splits"/"seasons". Desta forma o compromisso da FTW é a realização de duas "seasons" em cada um dos semestres do ano, permitindo assim, uma maior e melhor articulação para o clube e para os próprios atletas.

Quanto à alteração do formato, tinhamos em crer que de forma a preparar os atletas para o futuro competitivo o formato de Liga era essencial, sendo um dos moldes do competitivo profissional a nível nacional, a existência de Ligas. Porém, a duração das ligas dos Club Challenges, a alteração de jogadores, o começar a ficar em fundo de tabela começou a criar um desincentivo ao desenvolvimento e formação. Temos em crer que o formato de Liga é um dos que mais "rotina" os atletas, a preparação de jogos com o adversário, a calendarização, etc., porém, pelo menos para já, nas áreas de formação é um formato desmotivador. Com a alteração para o formato de torneio, com qualificadores abertos seguido de fase de grupos, qualquer equipa ou jogador, irá estar até ao seu último jogo a lutar para ter a oportunidade de estar na fase de Playoffs, procuramos assim, com este formato criar motivação desincentivando à desistência ou alieanação de responsabilidades.

A última e grande alteração, prende-se com um dos principais objetivos do nosso clube. Somos, desde a nossa fundação, um dos clubes que sempre mais potenciou a presença de atletas e equipas em eventos ao vivo, seja em eventos lan, seja em eventos de palco, faz assim, para nós, todo o sentido que, as nossas áreas de formação e desenvolvimento de jogadores, potenciem e criem precisamente estas experiências únicas de estar em palcos, espaços com público, etc. e que, promovem ao desenvolvimento saudável e positivo dos atletas participantes. 

Quanto ao FTW Summer Challenge, todos nós temos conhecimento do país em que vivemos, um país que nos meses de Junho, Julho e Agosto é caracterizado por um verão que tem tanto a vertente escolar e universitária (os exames - que em regra decorrem nos meses de Junho e Julho) e as "típicas" férias a 100% em Agosto findas que se encontram as obrigações escolares e universitárias. Assim sendo, para estes meses trazem-se dois conceitos já utilizados pelo clube anteriormente, a FTW School e a FTW Summer Camp. Estes dois conceitos podem e serão aplicados noutros meses do ano. Quanto a FTW School, prende-se com a realização de acções de formação, workshops, palestras, mini-acções, as quais o clube FTW já tem preconizado ao longo dos anos, exemplo da iniciativa com a Escola Secundária D. Manuel Martins que culminou na edição da E-tech 2019 em Setúbal. A FTW Summer Camp, ao contrário da FTW School que pode decorrer de forma online, a Summer Camp irá acima de tudo incidir com a presença física de atletas, que mesmo podendo contar com áreas de formação e desenvolvimento, irá mais focar-se na criação de experiências ou team building, como paintball.

A season competitiva irá assim iniciar-se em Setembro de 2019, sendo que, cada uma das secções das nossas modalidades desportivas irão através do nosso portal comunicar os moldes em que irão decorrer, estando para já confirmadas: League Of Legends, CS:GO, FIFA, Rocket League e Fortnite. Até ao arranque inicial é nossa intenção adicionar mais modalidades a esta iniciativa.

Toda esta alteração estrutual implicou um grande esforço e iniciativa por parte de todos os membros da FTW em cooperação com os nossos parceiros. Pretendemos promover um modelo sustentável e viável na formação, desenvolvimento e vivência saudável dos videojogos para todos os atletas que façam ou venham a fazer parte do nosso clube"

Diogo "Eutalyx" Santos
Voltar a Notícias