Um ano de conquistas inéditas em Fighting Games - 2023 em retrospectiva

Fighting Games

May 15, 2024

No 11º aniversário da Fénix, a FTW anunciou o seu regresso à modalidade de fighting games, recrutando 3 das melhores representações no país:

  • Daniel “Zeno” Fernandes, o melhor jogador de Fighters em Portugal, tendo já há altura dado cartas nacionalmente e internacionalmente em jogos como Guilty Gear Strive e DNF Duel, sagrando-se campeão europeu na Saltmine League Season 3 em 2022 o que o levou a participar na EVO 2022, a maior celebração de Fighting Games do mundo e que conta, anualmente, com os maiores torneios a nível global de jogos da modalidade.;

 

  • Guilherme “Iberyes” Fernandes, uns dos melhores jogadores de Super Smash Bros Ultimate do país,e com um destaque importantíssimo na scene do jogo em Portugal, sendo o fundador e TO (tournament organizer) do grupo “Locus Crew”, a força motriz da modalidade em Portugal.

 

  • Ricardo “Rikk” Fernandes, um “old-dog” da comunidade, contando com mais de 15 anos de experiência na modalidade, apresentando-se como Manager da secção de FGs, depois de ter, nos últimos anos, gerindo e motivando a carreira do Zeno.

 

Agora, passado 1 ano, fazemos um resumo geral das conquistas e dos bons momentos que elevaram esta secção da FTW a ser a mais premiada e celebrada em 2023.

 

Em março a estreia do Iberyes começou logo da melhor maneira, vencendo o torneio semanal “Weekly L #55”. Seguiram-se várias viagens pela europa, desde à vizinha Espanha aos Países Baixos, passando também pelo território francês, mostrando sempre o bom nível de Portugal, ao que se dá destaque a um 9 º lugar no “Hero’s Come Back!!, na Galiza. Até junho consagrou ainda 8 pódios, dos quais se destacam 3 primeiros lugares.

Também em junho, e com o lançamento do Street Fighter 6, o Zeno esteve também de volta à competição, depois um “hiatus” muito devido ao mau estado do Guilty Gear Strive, jogo que sofreu bastante às mãos de problemas de servidores e hacking, entre outros.

A sua estreia no Street Fighter 6 não poderia ter corrido da melhor forma, vencendo o “Road to SNS#4” o torneio online de preparação para o primeiro torneio offline do jogo. Passado então 1 semana sagrou-se campeão no “Sticks N Stones #4”, solidificando o seu estatuto como melhor jogador da modalidade a atuar em Portugal.

Nas finais da Locus League S1, após a sua qualificação no top 12, o Iberyes alcançou então o 7º lugar final da temporada.

 


Torneio Sticks Sticks N Stones #4 - Street Fighter 6

Depois de mais uma vitória por cá, desta vez no “Mental Stack 2023” em agosto iniciou-se o qualificador ibérico online para a Capcom Cup X - IMPACT Series- World Warrior 2023 onde alcançou um inédito pódio, e terceiro lugar, no primeiro de 5 torneios de qualificação, elevando novamente o trabalho desenvolvido e mostrando que Portugal tem mais que argumentos suficientes para competir lá fora.

Também em agosto o Iberyes esteve em destaque, alcançando o pódio em mais 1 Weekly L e ficando em segundo lugar no “Road to Lérez”, o torneio que decorreu no Porto, torneio esse de preparação para o regional de Lérez, Galiza.

Em setembro tivemos o prazer de anunciar mais um jogador para a nossa secção de Fighters, desta vez o Pedro “Zerin” Bandarra, que veio reforçar o Smash Bros Ultimate, apresentando-se como o jogador nº1 de Portugal. A sua estreia de fénix ao peito não podia ter corrido de melhor forma, ganhando o “Weekly L #82”. Os nossos 2 jogadores de Smash estiveram também presentes no “Tera” o Major Europeu de Smash Ultimate, em Paris.

 

Torneio Tera, França - Major Europeu SSBU

Durante este mês iniciou-se também o “Circuito Archa Royale” onde o Zeno, mais uma vez, não deu hipótese à concorrência e venceu os 2 qualificadores do mês, aproveitando também para ganhar mais 1 torneio online, o “Patada na Boca #1”

Outubro revelou-se um mês extremamente vitorioso para o Zeno, não só nacionalmente como internacionalmente – Após vencer de novo o terceiro qualificador do  “Circuito Archa Royale”, foi ao Iberanime Porto a convite para representar as cores da fénix no “Street Fighter VI Challenge” contra o Digos, vencendo este confronto, em destaque no palco gaming, por 10-5.

 


Zeno vencedor Street Fighter VI Challenge @Iberanime Porto 2023

Para terminar o mês com chave de Ouro sagrou-se campeão na finalíssima do “Circuito Archa Royale” de Street Fighter 6 e qualificou-se ainda para a final offline da “IMPACT Series – World Warrior 2023”, o qualificador Ibérico para a Capcom Cup X ao vencer o qualificador online #4, um feito inédito de um jogador português.

Já em novembro o Zeno volta a vencer mais um qualificador da “Impact Series – World Warrior 2023” assegurando a seed nº4 para a finalíssima Offline, em Barcelona, com os demais 7 qualificados.

Os nossos jogadores de Smash viajaram novamente a Espanha e França para participar nos Majors de cada país, aumentando assim a sua experiência competitiva europeia. Também o Zerin continuou a sua série vitoriosa ao ganhar mais 2 Weekly Ls - #87 e #88.

Para terminar o ano o Zeno deslocou-se então a Barcelona para a finalíssima da “Impact Series – World Warrior 2023”, onde defrontou os outros melhores 7 jogadores de Street Fighter 6 da Península ibérica por 1 acesso á Capcom Cup X. No final, em jogos bem disputados, alcançou o pódio ficando pelo 3º lugar, não conseguindo a aspiração do acesso mas a elevar a modalidade em Portugal a um nível nunca antes conseguido por outro jogador, obtendo assim a melhor classificação de sempre.

Já em Smash Bros Ultimate ambos o Zerin e o Iberyes continuaram o seu percurso vencedor ao ganharem 1 “Weekly L” cada.


Zeno em entrevista à LVP para a final da Impact Series – World Warrior 2023 - SF6 - Barcelona

Para além de todas as vitórias conseguidas, os nossos “Fighters” estiveram também presentes em eventos como a LGW, Iberanime Porto e Lisboa ou o Oeiras Gaming, apresentando sempre um leque de jogos e atividades a fazer junto da comunidade.

No Iberanime Lisboa deste ano, tivemos ainda a oportunidade de ter duas FTW Academy dedicadas a a SSBU e Tekken com prémios FNAC.

Esta aposta é o resultado de todo o trabalho realizado pela secção ao longo deste último ano, bem como de toda a comunidade que motivou a que este passo tivesse sido dado.

 

Em declarações à FTW, o manager e jogador da secção Ricardo “Rikk” Fernandes disse: "Neste nosso primeiro ano fechamos o ano como a secção mais vitoriosa de 2023, neste que foi o regresso da FTW à matriz de Fighting Games. Queremos continuar a crescer este nosso projeto e a mostrar que temos valor e bons jogadores por cá e que podemos dar mais visibilidade à modalidade em Portugal assim como ela já apresenta lá fora. Queremos manter esta veia vencedora em 2024 e continuar o nosso excelente trabalho! Fiquem atento a mais surpresas e anúncios ao longo do ano…"

Em declarações à FTW, Guilherme “Iberyes” Ferreira comentou a sua época bem como as conquistas alcançadas: “2023 foi um ano cheio de eventos, quer dentro de Portugal, quer lá fora. Sem dúvida o ano em que mais competi. Como competidor, este ano, quero continuar a representar o topo de Portugal e melhorar os nossos desempenhos lá fora... Mas como organizador, quero obviamente aumentar a qualidade, volume e visibilidade da modalidade cá em Portugal. Não duvido que a For The Win será um grande suporte para este objetivo.”

Em declarações à FTW, Pedro “Zerin” Bandarra comentou a sua época bem como as conquistas alcançadas: “Sinto que 2023 foi um ano bastante produtivo, consegui manter o meu estatuto de melhor jogador de Portugal e obviamente farei o meu melhor para que neste ano de 2024 não haja surpresas quanto a isso. Estou muito contente com a minha consistência e gameplay atual mas ainda há muito para aprender, por isso espero que a malta em casa me acompanhe a mim e aos meus outros colegas dos Fighting Games nas nossas jornadas para alcançar os nossos objetivos!”

Em declarações à FTW, Daniel “Zeno” Fernandes comentou a sua época bem como as conquistas alcançadas: “Em geral, foi um bom ano para mim. Street Fighter 6 é um tipo de jogo que não estou acostumado a jogar, contudo mostrei que a minha experiência e técnica para fighting games transfere-se para qualquer jogo em que decida competir.

Embora não tenha a certeza se irei competir regularmente em Street Fighter 6, vou continuar a competir em vários fighting games no futuro como GBVSR, focando-me especialmente em 2XKO (Project L) quando este sair.”

Autores:  Rikk
Categorias: Fighting Games

Voltar a Notícias