Paulo «Krons» Roxo, em entrevista à FTW eSports Club

League Of Legends

Feb 11, 2015

Novo ano, muitas alterações e mudanças. É disto que os eSports são feitos e quem melhor para nos responder senão os próprios responsáveis pelas respectivas secções. 


Estivemos à conversa com Paulo "Krons" Roxo, Squad Manager da divisão Progaming de League Of Legends da FTW eSports Club, o qual se disponibilizou para a seguinte entrevista: 

 

 

FTW diogoambf - Antes de tudo, gostaria de te congratular pela recente promoção a Squad Manager da FTW eSports Club. Para ti esta promoção que significado tem?

Krons - Representa os meus anos de trabalho na organização e junto do Ramiro "Teodosius" Teodósio, é responsabilidade mas também confiança na minha pessoa enquanto membro da FTW eSports. Agora é uma nova etapa, com novas metas que espero conseguir cumprir.

 

FTW diogoambf - Após estes dois anos já na FTW fala-nos um pouco da tua experiência, mudou algo em ti? A FTW contribuiu em algo para tua vida real?

Krons - Directamente não, indirectamente contribuiu e mudou a minha maneira de pensar em muitos aspetos, foram muitas as viagens, as pessoas que conheci e as pessoas que infelizmente acabaram por se afastar da scene, e isso tudo como é óbvio molda-nos a maneira de pensar, por exemplo, nunca imaginaria que ia ter de cuidar de 5 pessoas durante uma semana como fiz no bootcamp de Pombal 2013.

 

FTW diogoambf - Quais as pessoas com quem mais gostaste de trabalhar até hoje na FTW e quais as dificuldades que enfrentaste?

Krons - É difícil dizer com quem mais gostei e menos gostei de trabalhar, eu sou uma pessoa que gosta de se dar bem com toda a gente, como tal foram muitas as pessoas com que gostei de trabalhar, como é o caso do Davey, do Altorios, do Maestro, do Mauzaum, e a lista podia prolongar-se até mais não.

Quanto a dificuldades que enfrentei, foram inúmeras mas os que me preocupavam mais eram provavelmente os momentos frágeis das equipas que acabavam por abalar a moral, seja por saída de jogadores, problemas pessoais, etc.

 

FTW diogoambf - Haverá um Krons mais exigente a partir de agora?

Krons - Certamente de agora em diante haverá um Krons bem mais exigente e sério, com a saída da Squad inteira de League of Legends, esta é a melhor oportunidade para criar esquemas e hábitos de treino como os idealizava, mas que julgava ser inviáveis para aplicar na agora nova equipa dos K1ck.

 

FTW diogoambf - Poderemos considerar que o mês de Janeiro, foi um mês agitado e com muito trabalho?

Krons - Foi um mês agitado, com algumas dores de cabeças mas Fevereiro parece começar o péssimo mês com que começamos 2015, a acrescentar claro que o estudo nunca ajuda, mas uma pessoa acaba por arranjar tempo para tudo.

 

FTW diogoambf - Recuando um pouco e voltando aos teus tempos de treinador da equipa principal da FTW eSports, o que tens a destacar durante esse percurso?

Krons - A destacar... O convívio certamente, foram muitas horas a conviver com a equipa, muitos torneios físicos, e isso é o que me cativa nos eSports, a competitividade e o convívio offline. As amizades que se formaram e que ainda hoje se mantêm, os problemas e dores de cabeça que muitas vezes me deram, e a honestidade para comigo tanto nos momentos altos como nos baixos.

 

FTW diogoambf - De momento estarás apenas como Squad Manager ou também vais exercer funções de coach?

Krons - Enquanto não existir necessidade de separar os cargos, pretendo ajudar até onde conseguir a equipa, até porque não são muitas as pessoas capazes e disponíveis para exercer o cargo, se esta necessitar de mais apoios como é óbvio terei de reforçar a squad, algo que planeio fazer a médio-longo prazo.

 

FTW diogoambf - Queres adiantar desde já qual vai ser a equipa técnica que vai acompanhar a nova equipa?

Krons - O Ramiro "Teodosius" Teodósio continuará ligado à squad ainda que indiretamente, foi o meu mentor e passará a ser o meu conselheiro e superior. Posso também adiantar que vão existir mais pessoas para além de mim, contudo ainda não há certezas de nada por isso não quero estar a mentir dizendo que já há existe equipa técnica.

 


Paulo "Krons" Roxo, em Lisboa Games Week 2014

 

FTW diogoambf - Como reagiste à saída da equipa principal?

Krons - Foram inúmeros os motivos colocados para a saída da equipa principal por isso não posso dizer que fiquei chocado, acompanhei todo o processo da saída e estava tranquilo, não fiquei feliz com a decisão de saírem como é óbvio, mas os objetivos mudam e por vezes as pessoas seguem caminhos diferentes, neste caso foram acolhidos pelos K1ck e tudo o que lhes posso dizer é que desejo a melhor das sortes para a Season 5 e para esta nova etapa.

 

FTW diogoambf - Depois desta saída da equipa principal, como está a decorrer a busca para encontrar novos jogadores para compor nova equipa?

Krons - Parte da busca está finalmente a chegar ao fim, só acertar uns detalhes e penso que já temos pelo menos um projecto estruturado. É de minha vontade ter dois line ups, sem definir qual o principal de momento, e pelo menos um deles está quase concluído. Parece ser uma boa equipa na teoria, com muito potencial, que aguardo para ver na prática contudo sei que este é um começo de season atribulado e cujo objetivo principal é disputar o 1º lugar nacional.

 

FTW diogoambf - Recentemente decorreu o Evo and Academy Qualifier. Como acompanhaste o torneio e a tua opinião sobre as equipas que participaram.

Krons - Acompanhei o torneio via stream, os jogos que consegui e prestei especial atenção à final dos Horizon vs Zoo. Os Horizon jogaram muito sólidos e os Zoo mostraram se mecanicamente promissores, ambas as equipas jogaram bem e espero vê-los a disputar “palcos” maiores do que o torneio interno da FTW.

Overall foi um bom torneio, com boa adesão que espero que seja cada vez mais competitivo ao longo deste ano de 2015.

 

FTW diogoambf - O ano passado, a equipa principal da FTW eSports marcou presença em vários torneios de renome pela Europa. Este ano teremos mais do mesmo?

Krons - Se tudo correr bem sim, continuaremos a lutar para mostrar que Portugal tem bons jogadores, claro que isso é algo que não está no topo das prioridades, passo a expressão “não colocar a carroça à frente dos bois”, primeiro quero desenvolver a equipa para competir nacionalmente e depois batalhar na ladder de 5vs5 contra os melhores da Europa.

 

FTW diogoambf - Para ti o que diferencia a FTW das demais organizações?

Krons - Para mim em especial a FTW é especial por ter sido a 1ª organização que me acolheu a sério, não foi fácil entrar, mas também nunca me senti mal com a organização, sempre fui bem acolhido por toda a gente, e no fundo é isso que a FTW faz com toda a gente, não posso dizer que as outras não o fazem posso apenas dizer o que me cativou a ficar nesta organização.

 

FTW diogoambf - Visto que já contactaste com várias outras organizações, managers e coachs, achas que a FTW em termos de Staff e estrutura está ao nível de organizações europeias, acima, ou ainda há trabalho a fazer?

Krons - Ainda há trabalho a fazer como é óbvio, em termos de estrutura tentamos colmatar toda e qualquer lacuna à medida que a organização vai crescendo, mas há sempre mais um passo a dar e trabalho a ser feito, o que nos diferencia de uma organização de topo europeia é a incapacidade de financiar uma boa equipa com salários, de resto o staff é igualmente competente, em termos de apoios são dados os possíveis, tanto é que no ano de 2014 participámos em 5 lans fora de Portugal e a mais não fomos por falta de oportunidade.

 

FTW diogoambf - Para terminar, como Squad Manager da FTW eSports Club da secção de League Of Legends, quais são as expectativas neste novo posto? E caso queiras deixar algum agradecimento em particular.

Krons - As minhas expectativas são e serão sempre ser melhor do que no dia anterior, e o mesmo se passa com a squad, ser melhor do que o que já foi, competir mais longe e com o mesmo nível de capacidade. É criar equipas capazes disso.   

 

Quero agradecer às pessoas que me acompanham na minha fan page e à PirateLena por a ter criado. Ao Ramiro "Teodosius" Teodósio por continuar a acreditar no meu trabalho e me apoiar incansavelmente ao longo destes anos. Aos sponsors que nos apoiam e acreditam no potencial do League of Legends na FTW eSports e a todas as pessoas que me têm apoiado ao longo dos tempos pois sem esse apoio já teria deixado este posto.

 

Podes seguir o nosso Squad Manager na sua página de Facebook Paulo "Krons" Roxo

 

 

 

 


 

Newswriter: Diogo "diogoambf" Ferreira

 

 

Autores: 
Categorias: League Of Legends

Voltar a Notícias