Governo anuncia medidas durante o Estado de Emergência

Institucional

Mar 23, 2020

Com o Estado de Emergência declarado e as medidas anunciadas existem certas regras que a população terá de cumprir.O Público lançou uma notícia com as diversas perguntas que as pessoas possivelmente estão a fazer nesta altura, podes ver as perguntas respondidas pelo jornal Público aqui. As regras anunciadas arrancaram no dia 19 de Março e estarão em vigor durante 15 dias, nessa altura as medidas serão reavaliadas. 

  • Caso esteja contaminado com o COVID-19 ou em situação de vigilância ativa decretada por uma autoridade de saúde, deverá ficar em isolamento obrigatório no hospital ou em casa.
  • As pessoas acima de 70 anos fazem parte de um grupo de risco, a este grupo é imposto um dever especial de proteção, devem ficar em permanência em casa, saindo apenas para se abastecerem ou fazer pequenos passeios para abastecer, ir aos correios, banco ou farmácia.
  • Já as pessoas que não estão no grupo de risco têm o dever de recolhimento domiciliário, ou seja, evitar sair de casa sem que seja necessário. 
  • As pessoas fora dos grupos de risco podem ir trabalhar, sendo que o teletrabalho é recomendado. Os transportes públicos continuaram a circular, mas com lotação limitada ou poderá se deslocar com a sua viatura e abastecer nos postos de combustível.
  • Poderá levar as crianças à rua, passear o cão ou até dar pequenos passeios desde que seja sozinho.
  • O uso de luvas desde a consciencialização do vírus COVID-19 subiu bastante, desta forma, as pessoas deverão deitar as lusas usadas no contentores para resíduos indiferentes em vez dos ecopontos, este aviso foi dado pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática.
  • Neste momento serão mais frequentes nas ruas os agentes de segurança e também os responsáveis pela saúde pública, desta forma, a população deverá colaborar ao máximo e seguindo as ordens que são dadas por ambos.

 

Sublinhamos que em estado de emergência o incumprimento de ordens expressas podem resultar em crime de desobediência.

António Costa anunciou hoje as medidas durante o Estado de Emergência (foto: Lusa)

A For The Win Esports Club reforça a importância destas regras e cumprimento das mesmas para ultrapassar esta fase que atualmente vivemos. É uma situação que até agora não tínhamos vivido e por isso há sempre um tempo de adaptação. Nesta altura, onde o isolamento é a consequência mais grave proveniente da quarentena, a For The Win recorda que para além da equipa de streamers que poderás assistir a qualquer hora aqui, também tens o Discord e o TeamSpeak para conviveres com os teus amigos e conheceres novas pessoas, podes encontrar informações das plataformas aqui

Em baixo deixamos um video a explicar um pouco mais sobre este COVID-19 e alguns "O que devo fazer":

 

Deixamos também um pouco da história de epidemias e pandemias pelo mundo!

 

Autores:  Diogoambf
Voltar a Notícias