FTW retoma programa pioneiro com a Grinding Mind

League Of Legends

Jan 22, 2018

A For The Win Esports Club mostrou, em meados de 2016, um projecto pioneiro em Portugal que envolvia o acompanhamento profissional da equipa de League of Legends do nosso clube por parte da psicóloga Dra. Maria João Andrade. Agora, no inicio de 2018, retomamos esse mesmo programa.

Inicialmente, a Dra. Maria João Andrade começou a acompanhar a equipa de League of Legends da For The Win Esports Club pouco tempo depois da IberAnime LoL Cup 2016, em Lisboa,. na altura que a equipa apresentava o line up com FearlessS, Kyuuga, Dragon, Minitroupax e Joo com o Paulo "Krons" Roxo como treinador da mesma. Em Fevereiro de 2017, é fundada Associação Grinding Mind com uma equipa multidisciplinar (psicólogos, investigadores, terapeutas de medicina chinesa), com o objectivo de "promover e contribuir para a vivência saudável da actividade de videojogos". Esta associação disponibiliza, também, "apoios de saúde, formação e consultoria, à população em geral, jogadores e empresas/entidades, com a finalidade de atingir o seu objeto, sendo estes apoios realizados por profissionais e voluntários competentes".

Com objectivos semelhantes em mente, a For The Win Esports Club e a Grinding Mind oficializam uma parceria em Junho de 2016 e, agora, a associação começa a acompanhar oficialmente a equipa de League of Legends da FTW, prestando-lhe acompanhamento psicológico.

O acompanhamento psicológico de equipas nos esports não é novidade e equipas como os Astralis, em CS:GO, já mostraram a importância do acompanhamento psicológico para atingir melhores resultados, como evidenciado neste mini-documentário.

Na DH Valência 2016, a equipa de LoL já se fez acompanhar de uma psicóloga, na primeira iteração deste projecto.

"Como Psicóloga os últimos anos têm sido de enorme desenvolvimento e crescimento num contexto que tanto pode oferecer aos seus utilizadores. Numa primeira intervenção com a Equipa da For The Win Esports, foi criado um projeto pioneiro que integrava como objetivo a melhoria de performance individual e de equipa dos jogadores, melhorando os seus padrões de comunicação, gestão emocional, rotinas, etc.. Foi um projeto que durou pouco tempo mas que trouxe vários frutos positivos e um ótimo desenvolvimento para mim enquanto psicóloga neste contexto. Este e outros projetos desenvolvidos com outras Entidades levaram à fundação da Grinding Mind, um projeto maior, fundado por uma Equipa Multidisciplinar e que pretende, além de outros serviços, prestar apoios ao nível de performance, gestão emocional e de rotinas dos jogadores de desportos eletrónicos. Ficamos assim felizes de poder apoiar e trabalhar em conjunto com a Equipa Profissional de League of Legends da FTW Esports, aplicando um Programa de Intervenção a Equipa Competitiva de Esports. A mim deixa-me particularmente feliz a confiança demonstrada pela FTW na Grinding Mind, e no meu trabalho anterior com a Equipa, o que possibilitou que este pedido por parte da FTW Esports se materializasse. No que respeita ao Programa de Intervenção, é importante salientar também que este poderá ser aplicado não só à FTW Esports como a outras equipas, não podendo o mesmo profissional Grinding Mind realizar o programa a duas equipas ao mesmo tempo, salvaguardando o anonimato, confidencialidade e ausência de conflito de interesses por parte do Técnico. A aplicação deste Programa irá auxiliar-nos a obter mais dados sobre como adaptar os conhecimentos no âmbito da Psicologia do Desporto e da Gestão de Equipas neste contexto, assim como, poder apoiar esta e outras equipas que usufruam do nosso apoio, para que possam aproveitar esta atividade ao máximo, sempre tendo em atenção o seu bem-estar individual e de equipa, com rotinas equilibradas, realistas e saudáveis. Realçamos e agradecemos a confiança desde cedo demonstrada pela For The Win Esports no nosso trabalho, mostrando-se um clube preocupado com o bem-estar dos seus jogadores desde sempre, algo que se demonstra - além de outros componentes - pelo constante investimento nos cuidados de saúde, bem-estar e de performance dos jogadores.", diz Dra. Maria João Andrade, psicóloga e presidente da Associação Grinding Mind

"Tem sido muito clara a preocupação deste clube na transmissão de linhas de orientação para um vivência saudável no âmbito dos desportos eletrónicos. Nos últimos 2 anos a FTW é o clube que mais recursos investiu nesta área em Portugal. Na formalização de parcerias, no investimento real dos fundos do clube em técnicos, instituições profissionais, palestras, sessões de esclarecimento entre muitas e outras iniciativas e participações do clube. A parceria com a Grinding Mind tem sido muito produtiva desde o dia 1. Encaminhamos atletas do clube para a associação o respectivo acompanhamento, damos a conhecer da sua existência e cobrimos nós próprios esses custos. Atendendo à profisisonalização dos videojogos torna-se ainda mais vital o reforçar desta nossa missão e trabalho desenvolvido. Este trabalho é efetuado junto do staff, atletas, mas também dos próprios pais. Cada vez mais com um dia a dia ocupado os pais têm dificuldade em acompanhar os seus filhos, de conseguir compreender as duas atividades e cabe aqui também à FTW criar esse elo de ligação e demonstrar a vivência saúdavel dos videojogos, pois que os pais têm de ser dadas linhas de orientação de como abordar os filhos sobre estes temas, ser-lhes disponibilizada mais informação e como tem vindo a suceder na FTW, além do apoio aos filhos que é algo essencial para nós, também, poderem eles próprios participar nas atividades dos e com os filhos criando uma relação familiar mais saudável e próxima. É assim que surge mais um reforço sem precedentes neste campo com o retomar do programa que pela primeira vez em Portugal foi aplicado numa equipa de desportos eletrónicos no ano de 2016, o qual, se mostrou 100% eficaz tendo desse programa jogadores como "Minitroupax" e "Joo" se catapultarem para a scene internacional, bem como, técnicos como o trienador "Guilhoto". Retomamos assim este programa pioneiro em Portugal junto da nossa equipa de League Of Legends que ganha assim mais um reforço adicional. Saliento ainda a perseverança da Dra. Maria João Andrade, que não obstante as adversidades que recorremente enfrenta com o "populismo" de informação ou notícias equivocas ao público, continua como um pilar essencial no âmbito da psicologia nacional, a qual, merece o respectivo reconhecimento pelo longo e positivo trabalho desenvolvido.", diz Ramiro "Teodosius" Teodósio, CEO da For The Win Esports Club

Autores:  Hexxme
Categorias: League Of Legends

Voltar a Notícias