Recap Lan ESAC

FTW

Mar 31, 2015

No passado fim-de-semana de 27 a 29 de Março decorreu a oitava edição da LAN ESAC, no Barreiro, que contou com a presença de cerca de 20 membros da FTW, entre staff e jogadores.


Inicialmente e segundo era habitual, pelos comentários que se puderam ouvir, o check-in começou com algum atraso. Ainda assim, quando iniciou, viu-se o pavilhão da Escola Secundária Augusto Cabrita a encher com alguma rapidez. O início da lan party ficou também marcado com alguns problemas na estabilidade e força do sinal da internet que, aparentemente, também eram recorrentes. No entanto, após algumas horas, estavam solucionados e os jogadores dispuseram das melhores conexões de internet da história deste evento.

Outro dos problemas apontados por quem frequentou o recinto foi a hora inicio dos torneios: Uns começaram com horas de atraso e outros a horas quase impraticáveis como, por exemplo o de Hearthstone, que só se iniciou já passava das 3:30 da manhã de Sábado.

É nesta nota que seguimos para a análise das prestações dos nossos jogadores nos diversos torneios, com o jogo supramencionado.

O torneio de Hearthstone contou com a participação de 19 jogadores, sendo que 6 estavam a representar as nossas cores, e teve um formato de 5 rondas suíças mais playoffs para os 8 melhor classificados. Sendo que a FTW representava um terço dos inscritos neste torneio, foram inevitáveis os embates entre os nossos jogadores mas isso não os quebrou e todos eles foram apurados para as rondas eliminatórias, onde se revelaram mais dois talentos do Hearthstone nacional sem serem previamente conhecidos como tal. Posto isto, os jogadores apurados para o top8, por ordem classificativa foram:

 

  1. Stan “STAN” Schepper, a jogar pela FTW eSports;
  2. José “thenimroth” Galvão, a jogar pela FTW eSports;
  3. Guilherme “Skyit” Gomes, a jogar pela FTW eSports;
  4. Ângelo “Matmatico” Duarte, a jogar pela FTW eSports;
  5. Ricardo “Stryka” Pinto, a jogar pela FTW eSports;
  6. José “kaktus” Fidalgo;
  7. Paulo “Oscar” Morgado, a jogar pela FTW eSports;
  8. Dima “doutorsp” Malcoci;

 

Analisando o playoff, vimos o nosso thenimroth a ser eliminado pelo doutorsp, o Matmatico venceu o Oscar, STAN a eliminar o Skyit e o Stryka a vingar-se da derrota nas rondas suíças contra o kaktus.

Nas meias-finais, doutorsp venceu o Matmatico por 3-2 e Stryka foi afastado pelo jovem STAN num jogo que terminou com 3-1. Matmatico acabou por ficar em 3º lugar após uma exibição sólida de parte a parte contra o Stryka.

Ao longe do todo o torneio, STAN mostrou-se extremamente confiante no seu jogo, não se deixando influenciar pela pressão ou pelo ambiente que o rodeava, apesar da sua tenra idade. O jogador da FTW venceu 21 das 26 partidas que disputou ao longo de todo o torneio e conseguiu a vitória na final por 3-0 contra o doutorsp.

STAN (centro) ficou em primeiro lugar, doutorsp (esquerda) em segundo e Matmatico (direita) em terceiro

 

 

No torneio de Counter Strike: Global Offensive, apenas tivemos uma equipa a representar a organização, os FTW.TeuPaiTemBigode, com o seguinte line-up:

 

  • Rúben “fraglicious Vicente
  • Frederico “freD” Godinho
  • Fábio “PerfectGold Sousa
  • Ricardo “NinjaT0wnOliveira
  • César “Rasec Sousa

 

Este torneio foi feito em duas fases. Uma primeira de grupos, onde as 35 equipas divididas em grupos de 4 (e um de 3) jogariam entre si e as duas melhores de cada grupo seriam apuradas para as rondas eliminatórias.

Infelizmente, a equipa da FTW não conseguiu nenhuma vitória na fase de grupos tendo enfrentado adversários que foram superiores tanto a nível colectivo como individual. Um bom exemplo disso é a equipa exclusivamente feminina dos Veni Vidi Vici, que se encontram a par de algumas da melhores equipas exclusivamente masculinas nacionais. De realçar que esta equipa da FTW é das mais recentes na divisão Club. Em conversa com os integrantes da mesma, reconheceram que precisar de praticar mais tempo juntos e conhecer melhor o gameplay de cada um, sendo que essa falta de tempo de equipa foi determinante na obtenção de um resultado não tão bom quanto o que desejavam.

O torneio de CS:GO foi vencido pelos eQuilibrium eSports que venceram os MASHYNYKOV na final.

 

Não foi só no Hearthstone que a FTW se mostrou dominante e contribuiu com a presença de nove jogadores no torneio de FIFA 15. Thenimroth, Oscar, Stryka, Skyit, freD, fraglicious, PerfectGold, Rasec e PerfectGold representaram as cores da nossa organização num dos torneios mais longos de toda a lan party.

Sete destes nove jogadores foram eliminados nos oitavos de final (ou antes), sobrando Oscar e PerfectGold. Este último teve um inicio de torneio convincente vencendo por 11-0. No entanto, foi derrotado pelo Mauro “hurricane Sá nos quartos-de-final. Já Oscar mostrou-se bastante sólido a jogar com o Real Madrid Club de Fútbol e venceu todos os adversários que se debateram contra ele.
Na final, Oscar jogou contra o hurricane e viu-se um Real Madrid vs Barcelona que terminou com o placard a afixar 2-1 a favor do clube madrileno e do jogador da FTW, após estar a perder por 1-0.

 

Oscar (centro) ficou em primeiro lugar, hurricane (esquerda) em segundo e OVENCEDORDOTORNEIO (direita) em terceiro.

 

No torneio de Mortal Kombat, com 5 dos 18 jogadores totais, a FTW conseguiu mais 2 lugares no pódio. José “thenimroth Galvão e Ricardo “Stryka Pinto, conseguiram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente. Destaca-se que Stryka nunca tinha jogado o jogo antes da LAN ESAC e baseou a escolha de lutador no nome do mesmo: Noob.

Paulo “_pj_ Fernandes (centro) ficou em primeiro lugar, thenimroth (esquerda) ficou em segundo e Stryka (direita, de azul) ficou em terceiro. Na extrema direita, temos Tiago “DarkMonday Alexandre, um dos responsáveis pela organização da lan party.

 

Relativamente ao torneio de Call of Duty 4, não conseguimos saber muito. A organização deste torneio foi, no mínimo, diferente. Não há uma bracket online que possa ser consultada, não há registos fiáveis dos resultados das partidas e a pouca informação que conseguimos saber foi através de “passa-a-palavra”. No entanto, conseguimos - e com agrado - saber que a FTW Team #1, composta por Anarkia2015, FUCKINGREPLAY, joaopedr10, lefromage e shyatrasado, ocuparam o segundo lugar do pódio, atrás da equipa Amigas4Ever e à frente dos já conhecidos Veni Vidi Vici.

FTW Team #1 com os merecidos prémios do segundo lugar.

 

Em suma, foram 3 dias de competição, diversão e pouco sono. Facto é que, ao terceiro dia, nem todos resistiram ao cansaço e já dormiam fosse onde fosse!

Ricardo “Stryka Pinto e José “thenimroth” Galvão, derrotados pelo sono após as conquistas dos prémios.

 


 

Newswriter: João “Hexxme” Santos

Fotos cedidas por GUS'Photography.

Autores: 
Categorias: FTW

Voltar a Notícias