Ao longo de meses, a For The Win eSports club preparou diversas actividades a decorrerem no IberAnime, desde torneios a giveaways e até a iniciativas de promoção dos nossos patrocinadores. Fazemos, agora, o rescado do evento as nossos olhos.
Hearthstone
Comecemos pelo FTW Spring Championship, em Hearthstone.
Muito possívelmente, o projecto mais ambicioso que esta organização já fez. Um campeonato a três tempos, que englobou onze torneios e mais de 500 participantes totais, a maior prizepool alguma vez dada num torneio de Hearthstone em Portugal e com a final a decorrer no primeiro grande evento de eSports do ano.
No dia 7, decorreram dois qualificadores para o torneio final, que seria no dia seguinte. O primeiro qualificador contou com 15 jogadores inscritos, entre eles Cereza, Smoklin, Stryka7, Kandan e Kasugunai, já bem conhecidos da scene nacional.
A primeira ronda, tendo em conta os pairings não teve as normais surpresas que o formato de Single Elimination permite, destacando-se os jogos entre o Kandan e o Cereza, que terminou com um 0-3, e o jogo do Stryka7 e o Javardo, com o resultado final de 3-2, sendo o mais competitivo desta ronda. A segunda ronda colocou frente-a-frente, Smoklin vs Cereza e JaceBeleren vs Stryka7. O primeiro jogo mostrou-se ser uma surpresa, não pela vitória do Smoklin mas pelo resultado em si, 3-0. Stryka7 não conseguiu levar a sua avante e o Jace seguiu com uma vitória a 3-2 para a final. O jogo do 3º lugar revelara-se a última hipótese para um de dois nomes bem conhecidos estarem no torneio final. Cereza vs Stryka7 terminou com um 3-1 a favor do recém-viajado a Los Angeles, que garantiu assim a presença no torneio de dia 8. Na final deste qualificador, apesar de ambos os jogadores estarem qualificados, ainda estavam em jogo as seeds para o torneio final. Smoklin vs JaceBeleren terminou com a vitória deste último por 3-2 num dos jogos mais renhidos do qualificador.
O segundo qualificador decorreu durante a parte da tarde do 1º dia do IberAnime e contou com a participação de jogadores como Kasugunai, SlashZero e Marcelo. Na primeira ronda, Kasugunai cai frente ao tringelk23, ao passo que SlashZero, CRiOO e Marcelo somaram pontos e seguiram para a etapa seguinte. Os vencedores desta segunda ronda, estariam automaticamente apurados para o torneio final e esses jogadores foram SlashZero e Marcelo que venceram os seus adversários por 3-0 e 3-1, respectivamente. O jogo do 3º lugar emparelhou dois jogadores desconhecidos na scene nacional: tringelk23 vs CRiOO. Os jogadores demonstraram um nível semelhante de jogo e houve boas jogadas de ambas as partes. No fim, CRiOO saiu vencedor com um 3-2 renhido. O jogo da final foi SlashZero vs Marcelo e o primeiro saiu vencedor, concedendo apenas uma partida para o Marcelo terminando o resultado em 3-1. SlashZero terminava, assim, este qualificador com um score positivo de 9-1, sendo que a unica derrota em partidas fora para o jogador da FTW.
Achados os 16 apurados, os jogadores foram divididos em quatro pools, de modo a evitar que jogadores que ja se tinham defrontado nos qualificadores voltassem a defrontar-se na primeira fase do torneio.
Grupo A | Grupo B | Grupo C | Grupo D |
Cereza | CRiOO | JaceBerelen | Double |
Ignite | Rapture | Marcelo | MagicoPT |
Johnny19 | Saintjohn | Preab | SlashZero |
Reliquary | Smoklin | Whenz | Stan |
A fase inicial do torneio final foi a que nos trouxe mais surpresas. No grupo A, dois dos favoritos a vencer o torneio, Ignite e Cereza, foram eliminados do torneio pelos restantes participantes da pool, Reliquary e Johnny19, que seguiram para a fase seguinte.
No grupo B, outro dos favoritos a um lugar no pódio, Rapture caiu frente ao SaintJohn, apesar de ter dado luta. CRiOO, que se havia qualificado no dia anterior não conseguiu levar a melhor sobre Smoklin. Assim, SaintJohn e Smoklin seguiam para a ronda seguinte com vitórias por 3-2 e 3-1, respectivamente.
O grupo C, 100% constituido por jogadores da FTW revelou dois nívels completamente diferentes: De um lado, Preab e Whenz. Do outro, Marcelo e JaceBeleren. Os dois primeiros conseguem ambos vitórias convincentes por 3-0 e seguiram para o top8.
No grupo D, poderia revelar algumas surpresas. MagicoPT, num bom momento de forma, foi emparelhado com o SlashZero, que havia sido dominante na qualificador e Double, recém-aparecido no qualificador do Porto, iria defrontar o sempre consistente Stan. Os jogos terminaram em 3-1 e 3-0 a favor do Stan e do SlashZero, respectivamente.
A fase final iniciou-se na parte da tarde e os quatro jogos da primeira ronda foram: Reliquary vs SaintJohn, Smoklin vs Preab, Stan vs Johnny19 e Whenz vs SlashZero. Reliquary venceu o SaintJohn por 3-2. Preab, que se havia qualificado com decks severamente desfalcados após o lançamento do novo formato de Standard, foi derrotado pelo Smoklin. Stan e Whenz também foram eliminados pelo Johnny19 e pelo SlashZero. Stan queixou-se que o RNGeezus não esteve do lado dele, no jogo decisivo. A segunda ronda emparelhou o Reliquary com o Smoklin e o Johnny19 com o SlashZero. O primeiro destes jogos terminou com o Reliquary a vencer um dos jogadores mais calculistas em Portugal por 3-1. SlashZero, que ainda só havia sido derrotado em duas partidas, vê a sua win-streak terminada pelo Johnny19, através de uns convincentes 3-0. Estes resultados determinaram que a final seria disputada entre dois colegas da For The Win eSports. O jogo do 3º lugar entre Smoklin e SlashZero esperava-se bastante renhido. Porém, Smoklin é conhecido por estudar bem os seus adversários, especialmente em situações de LAN e isto refletiu-se no resultado: um 3-0 que determinara um pódio 100% FTW. O jogo da grande final entre Reliquary e Johnny19 esperava-se, também, dificil para ambos. Tanto um como o outro mostraram o seu valor nos qualificadores e chegaram até à final do maior torneio de Hearthstone em Portugal. Johnny19 acaba por levar o primeiro lugar no pódio vencendo o colega de equipa por 3-1.
Johnny19 no momento em que venceu o FTW Spring Championship
"O FTW Sping Championship foi um excelente espetaculo e excelente iniciativa da FTW e apoio da G2A. Todas as fases tiveram algumas surpresas mas foram super competitivos, permitiu ver novos talentos e reparar em novas caras, como por exemplo o vencedor que era para mim um desconhecido até aparecer no primeiro qualifier. Adorei voltar desta forma à organização de torneios de Hearthstone, fazendo parte da organização do MAIOR torneio de Hearthstone em Portugal. Temo apenas que a logística possa ter impedido uma fase final menos baseada em RNG e que na minha opinião é a única "critica". No entanto em suma, um excelente torneio, mais uma excelente experiência, um TOP16 com jogadores fantásticos, um finalista que apesar de justo com uma estrelhinha da sorte a acompanha-lo e para finalizar MAIS UM EXCELENTE EVENTO FOR THE WIN!", diz Marco "TheSurface" Janeiro, CVO e Coordenador de Hearthstone da For The Win eSports Club
Pokkén Tournament
Falemos agora de Pokkén Tournament. Estes torneios foram organizados em colaboração com a Nintendo Portugal e foi o primeiro torneio numa vertente competitiva do jogo, tendo havido anteriores mas feitos mais em estilo de apresentação do jogo lançado há cerca de um mês. Para a For The Win eSports este torneio foi uma surpresa descomunal. O torneio atraiu cerca de duas centenas de pessoas o que, a certo ponto, nos fez perceber que a rua execução total seria incomportável e tivemos, assim, que limitar as inscrições a 64 participantes.
Foram tantos os jogos e tantos os participantes que é impossível falar de todos e assim, dos pódios. No torneio do primeiro dia, a final foi jogada entre dois membros da For The Win eSports sendo que o Johnny ficou em primeiro lugar e o TrickSage em segundo. No terceiro lugar, ficou colocado o Storm.
O torneio do segundo dia foi vencido pelo Watsky, jogador da For The Win eSports. Storm, que havia ficado em terceiro no dia anterior, termina o segundo torneio em segundo lugar e, por fim, ZettaiMan no terceiro lugar do pódio.
É de destacar, também, toda a execução brilhante destes torneios por parte do staff da secção de Poémon da For The Win eSports, sendo ambos os torneios decorreram atempadamente e sem quaisquer incidentes.
Watsky, jogador da FTW, venceu o 2º torneio de Pokkén Tournament do IberAnime
"Sendo o Pokkén um jogo recente ainda a emergir no mundo dos eSports não sabiamos bem o que esperar dos dois torneios que iriam decorrer no Iberanime. Acabei a participar nos torneios como jogador e ao mesmo tempo a dar suporte na organização o que foi uma experiencia única em todas as vertentes. A nível de apoio a FTW é uma organização espantosa que faz qualquer um sentir-se integrado o que tornou a minha experiencia nestes primeiros torneios de Pokkén espetacular. Acabei a dar um apoio maior no segundo dia tendo até comentado o grande jogo da Final de Domingo entre o Watsky, jogador de Pokkén da FTW e vencedor do torneio de domingo, e o Storm. Já no sábado, embora tenha ajudado, estive mais presente como jogador tendo eu próprio chegado à final onde acabei por perder contra outro colega da FTW, o João Ribeiro. Resumindo, 2 grandes torneios organizados pela FTW com o apoio da Nintendo. 64 jogadores em cada um dos torneios e todos eles espetaculares! No final do fim-de-semana foi uma experiencia única que espero que se venha a repetir muito mais vezes.", diz Claudio "TrickSage" Serpa, Staff de Pokémon da For The Win eSports Club
League of Legends
Por fim, falando de League of Legends:
A FTW.Prinfor foi a primeira das duas equipas da For The Win eSports Club a entrar em ação na 1ª edição da IA! LOL Cup que teve início no sábado, dia 7 de Maio. Foi a estreia absoluta em palco da equipa apadrinhada pela Prinfor, que ao longo destes meses tem evoluido de forma significativa. Esta estreia ocorreu contra equipa dos White Dragons, a FTW.Prinfor começou sem receios e decidida a disputar o jogo até ao fim, mas a equipa dos White Dragons acabou por ganhar, tendo conquistado vários objetivos, ao longo do jogo, que se revelaram decisivos nos momentos finais.
No segundo jogo, o adversário era a equipa dos EGN Humble, que à partida seria mais acessível. O jogo começou, à semelhança do anterior, de forma agressiva por parte da FTW.Prinfor buscando uma vantagem inicial mas o jogo manteve-se equilibrado até aos últimos momentos. Após um excelente roubo do Baron por parte do Kooshi, a FTW.Prinfor conseguiu a vitória sobre a equipa dos EGN Humble.
À entrada para o terceiro e último jogo da fase de grupos, a FTW.Prinfor ainda hipótese de passar para as semi finais, mas para tal acontecer, tinham de derrotar a equipa dos UPRO que demonstraram uma maior experiência de palco e muita qualidade no seu jogo, levando a melhor sobre a equipa da divisão EVO da FTW.
No segundo e último dia da Iberanime Cup, foi a vez da equipa principal subir ao palco, logo de manhã para defrontar a equipa dos White Dragons, que tinham obtido o segundo lugar da fase de grupos. Não começou da melhor forma para a FTW.PRO, tendo o primeiro jogo caído para o lado dos White Dragons. Na segunda partida, a For The Win mostrou outra faceta, conseguindo conquistar a vitória no segundo jogo de uma forma avassaladora, levando esta semi-final para o último jogo deste BO3.No último jogo, ambas as equipas proporcionaram um excelente espetáculo a quem estava no recinto e em casa a ver, tendo o jogo sido decidido nos últimos momentos, a favor dos White Dragons, terminando assim a prestação da equipa PRO na IA! LOL Cup. Apesar de não terem carimbado a passagem para as finais, a equipa demonstrou que tem muita qualidade, num line-up que sofreu alterações e que está junto há duas semanas, tendo uma margem de progressão enorme.
Kooshi foi determinante para a vitória da sua equipa frente aos EGN Humble
Em uma, apesar dos resultados menos conseguidos em League of Legends, a For The Win eSports consegue bons resultados em Hearthstone e Pokkén Tournament. A presença importante da Prinfor e da G2A no nosso stand foram mais dois pontos de atracção para os visitantes do evento e já estamos a pensar na próxima edição em Outubro!
"A qualificação para o Iberanime foi muito importante para nós como é óbvio queríamos fazer o nosso melhor no evento mas tivemos alguns problemas fora do summoners Rift, o nosso ADC, o liffx partiu um dedo da mão no mesmo dia e jogou bastante condicionado. Mesmo assim conseguimos fazer boas performances nomeadamente contra os White Dragons e os EGN Humble. Foi um bom evento para todos, para mim em especial porque foi o meu primeiro evento como Coach e para equipa foi a primeira vez que jogaram em palco espero que possamos evoluir com esta nova experiência.", diz Ricardo "SilverGhunzul" Chaves, Treinador da FTW.Prinfor
"Antes de mais, quero pedir desculpa a todos os fãs e seguidores da FTW. Sei que esperavam mais de nós ao termos conseguido a 1ª seed para a IA! LOL Cup mas, infelizmente, não conseguimos chegar à final. Podia arranjar desculpas ou justificações para o sucedido mas, resumidamente, o que aconteceu foi que existiram demasiados factores adversos durante torneio. A equipa não estava devidamente preparada. Após a tempestade vem a bonança e eu acredito que vamos voltar mais fortes do que nunca! Continuem a acompanhar os nossos jogos na LPLOL e ESPL. No que diz respeito ao torneio em si, para uma primeira edição, estão de parabéns. Creio que a organização está consciente dos erros que existiram e que farão os possivei para os corrigir. O público incansável e o ambiente da MEO Arena faz com que a IA! LOL Cup seja um evento merecedor de ter uma segunda edição.", diz Paulo "Krons" Roxo, Treinador da FTW.PRO
Por fim, deixamo-vos com as considerações finais do nosso CEO, Ramiro "Teodosius" Teodósio:
"Foi um evento fenomenal. Desde ao ambiente vivido, a todas e diversas situações positivas que o acompanharam. Não obstante o resultado em League Of Legends ter ficado áquem das eexpectativas da equipa, nada como trabalhar para mais e melhor o que já está a acontecer. Os demais torneios, foram simplesmente fenomenais a forma como decorreram e parabéns a todos os participantes e à produção dos eventos"
Report Hearthstone e Pokkén Tournament: João "Hexxme" Santos
Report League of Legends: Diogo "diogoambf" Ferreira
Autores:
Categorias: FTW