Pokemon TCG não é dos jogos com mais visibilidade no mundo dos esports mas a aposta da FTW na secção continua a mostrar-se única e acertada. A nossa secção desta modalidade teve um ano de 2017 cheio de frutos maduros prontos a colher e presenças internacionais, tanto na Europa como fora da mesma.
O ano de 2017 foi um de mudança e de progresso para a secção de Pokémon TCG da For The Win Esports Club que, após algum período de paragem competitiva, viu a sua estrutura renovada a tempo de atacar a temporada 2017/2018 mantendo-se o coordenador de secção, Paulo Mimoso, e entrando a recente sensação Diogo “Manager” Santos, bem como o colosso português Gonçalo “MasterOwl” Ferreira, constituíndo o curto mas incrivelmente consistente plantel para o resto do ano civil.
O trio tem coleccionado presenças internacionais desde o seu ingresso em paragens próximas como Madrid, Bilbao, Londres, Liverpool e Bremen, onde a equipa sempre garantiu pelo menos posições de pontuação e amealhou algumas posições de Top Cut (com prémios em dinheiro), como no Mundial de 2017 em Anaheim, Califórnia, onde a For The Win esteve representada pelo Gonçalo Ferreira, que chegou até ao segundo dia do certame.
A comitiva marcou presença no Intercontinental Europeu em Londres, onde a equipa se destacou através de duas colocações no Top 64 por Paulo Mimoso e Gonçalo Ferreira.
Foi em Londres, aliás, que se deram lugar os desenvolvimentos mais recentes, por se tratar da segunda competição mais importante da temporada para os jogadores europeus. Além de terem facilitado o apuramento já conseguido para o Mundial de 2018 em Nashville, Tennessee para Gonçalo Ferreira, e ter deixado Paulo Mimoso às portas do mesmo feito (uma colocação em Top 4 no League Cup de Lisboa do próximo dia 20 deve selar a jornada), o grande evento também serviu para recrutar mais um jovem valor português para os quadros PRO da secção, João “JJ” Joaquim, por via do seu brilhante desempenho que marcou o início da sua carreira fora de portas e o catapultou para o mapa do reconhecimento internacional.
João Joaquim contra o famoso Jimmy Pendarvis (CCG Castle) durante o Dia 1 em Londres.
Transcrevemos o excerto de boas-vindas ao João Joaquim na página de Facebook da secção de Pokémon TCG:
"A secção de Pokémon TCG da FTW orgulha-se de anunciar a inclusão de um 4º membro nos seus quadros! João "JJ" Joaquim, um dos novos valores prometedores da nova geração de jogadores portugueses, já era conhecido em terras lusitanas mas acabou por deixar a sua marca no Intercontinental de Londres ao ficar em 10º lugar entre 781 Masters, falhando por muito pouco o Top 8 em desempate, pilotando a temível criação do agora colega de equipa Gonçalo Ferreira, Decidueye/Buzzwole/Zoroark (conhecido pela abreviatura DBZ). Reconhecido pelo seu conhecimento do jogo e pela sua capacidade de tomar decisões, o João irá agora vestir a camisola rubro-negra em eventos, a começar pelo Regional de Leipzig, onde esperamos que ele continue a desenvolver o seu potencial bem como a lutar pela visibilidade crescente da equipa. Desejamos a melhor das sortes e bem-vindo à equipa!"
É com os olhos postos em 2018, onde a equipa já tem mais deslocações planeadas a competições além-fronteiras, que os objetivos da secção passam pelo crescimento competitivo e social. Tendo em retrospetiva o ano de 2017, publicamos uma tabela de rankigs não-oficial com as posições das equipas europeias de acordo com fórmulas consensualmente aceites pela comunidade da modalidade:
Fonte: www.limitlesstcg.com
A secção promete desenvolvimentos futuros para envolver mais a comunidade de jogadores e interessados pela modalidade. Sigam a respetiva página de Facebook e fiquem atentos às próximas novidades!
Autores:
Categorias: Pokemon