No segundo guia de Counter-Strike: Global Offensive, vamos abordar um aspecto importante na optimização do jogo para a vossa máquina: As definições de vídeo.
As definições de vídeo são, para a maior parte dos jogadores, algo com que estão relativamente familiarizados. Aspectos como resolução, frames por segundo ou, até mesmo, detalhes das texturas não são conceitos novos para um jogador assíduo. No entanto, há sempre aquele aspecto da configuração que não entendemos ao certo ou que não entendemos de todo.É para isso que a For The Win eSports publica estes guias! Hoje, em concreto, vamos abordar, com algum detalhe, as definições de vídeo do CS:GO, de modo a esclarecer o nossos seguidores sobre os mesmos. Simultaneamente, vamos dar-vos umas dicas para optimizarem a performance do vosso jogo.
Em primeiro lugar é importante dizer que as definições podem variar consoante o mapa e, especialmente, consoante a máquina em que jogam, visto que a performance do jogo é maioritariamente dependente do vosso hardware. No nosso entender, o ideal é jogar qualquer mapa acima dos 60 fps mas com estabilidade. Ter 140 fps durante o jogo mas, mal aparece uma granada de fumo no ecrã, eles caírem para os 30 também não é propriamente benéfico.
Existem definições dentro e fora do jogo mas são as primeiras as que mais têm impacto no desempenho do programa e, como tal, são estas que vamos abordar de inicio:
-
Resolution / Resolução: A resolução é, traduzido por miúdos, a quantidade de pixeis no ecrã que são utilizados pelo jogo. Há quem prefira jogar numa resolução 16:9 e outras numa 4:3. Quem jogar em 4:3 tem a vantagem de ter os modelos mais “gordos” ao custo de perderem visão periférica do mapa. Portanto, por um lado, fica mais fácil de atingir um inimigo mas o campo de visão é reduzido. Nos formatos 16:9, acontece o oposto.
-
Global Shadow Quality / Qualidade Global das Sombras: Esta definição explica-se a ela própria. Quanto mais alta for colocada, melhor a qualidade das sombras do jogo. Isto não se refere só à qualidade intrínseca de cada sombra em si mas, também, à distância a que é possível observá-las. Nesta linha, se a qualidade das sombras estiver alta, é possível que haja impacto na performance do jogo visto que é das definições que mais capacidade do processador requisita.
-
Model/Texture Detail / Detalhe dos Modelos/Texturas: Esta definição traz mais ou menos detalhe nos modelos e texturas do jogo mas não existe grande diferença entre as definições alta e baixa. Por isso, é uma definição que tem relativamente pouco impacto na performance do jogo.
-
Effect Detail / Detalhe dos Efeitos: Quem quiser os mapas mais bonitos e arranjados esta é a definição a alterar. Em mapas como o Dust II não faz grande diferença tendo em conta a falta de detalhes. Ainda assim, existe uma particularidade: Quanto mais alto estiver melhor porque aumenta a distância em que os modelos começam a aparecer. Portanto, se tiverem esta definição baixa é provável que comecem a aparecer uns bonecos do nada pois estes só começam a desenhar-se mais perto da vossa câmara.
-
Shader Detail / Detalhe do Shader: Esta definição permite controlar o efeito da luz e das sombras nas superfícies do jogo, sejam elas quais forem. A informação que esta definição vos pode trazer, durante um ronda, é quase nenhuma e, por isso, não tem quase impacto no jogo a não ser na sua estética. Deste modo, recomendamos uma definição baixa, para reduzir o seu impacto na performance.
-
Multicore Rendering / Renderização Multicore: Permite que o CS:GO use múltiplos cores do vosso processador. A desativação desta função traz-vos uma maior quantidade de fps mas o ambiente terá um aspecto menos apelativo. De qualquer modo, se o vosso processador tiver mais que um core aconselhamos a ativação desta definição.
-
Multisampling Anti-Aliasing Mode / Modo de Multisampling Anti-Aliasing: O que esta definição faz é suavizar os modelos e contornos assim como tornar mais reais. O impacto que esta definição tem no aspecto visual do jogo é reduzido e é algo que afecta consideravelmente os fps. Como tal, aconselhamos que esteja desligada.
-
Texture Filtering Mode / Modo de Filtragem de Texturas: Isto diz ao vosso jogo quando o modelo se está a aproximar ou afastar duma textura num mapa , deixar entre bilinear e trilinear é a melhor opção.
-
FXAA Anti-Aliasing / Anti-Aliasing FXAA: Mais uma opção que consome bastante fps e que não traz grande benefício além de dar um melhor aspecto ao jogo.
-
Vertical Sync / Sincronização Vertical: Esta definição faz a sincronização entre a placa gráfica e a frequência do monitor. Portanto, se tiverem um monitor de 60Hz, o Vsync vai no máximo deixar que chegue ao vosso ecrã 60 fps para que não vejam as mesmas frames várias vezes. Bem ter isto ligado pode trazer lag tendo em conta que possam haver atrasos aquando o ciclo de actualização do monitor em relação a placa gráfica e terem isto desligado pode causar screen tearing, em que uma frame aparece cortada.
- Motion Blur / Desfocagem por movimento: Esta é daquelas opções que em termos de performance não tem nada de bom. Distorção na imagem quando nos movimentamos? Para que é que isto serve mesmo!? Arriscar levar um tiro na testa!? Não, obrigado.
Deixamos agora um exemplo para umas definições de vídeo optimizadas :
No inicio do guia, falámos que também há opções que podem ser alteradas fora do jogo, mais concretamente na Steam. Se seguirem o caminho Biblioteca > Counter-Strike: Global Offensive > Propriedades > Definir Opções de Arranque podem acrescentar a seguinte linha na caixa de diálogo que vos aparece:
-novid -high -nod3d9ex
-
“-novid” - Passa à frente os vídeos iniciais da Valve;
-
“-high” - Dá prioridade ao CS:GO no uso do CPU;
-
“-nod3d9ex” - Alternar entre janelas com o uso do ALT+TAB é mais rápido.
Exceptuando a “-high” estas opções não têm grande impacto na performance do jogo mas retiram-nos alguns elementos que dispensamos.
Termina, assim, mais um dos nossos guias de CS:GO. Esperamos que tenha sido útil e que contribua de alguma forma na vossa melhoria enquanto jogadores!
Newswriter: Pedro “Dorep” Oliveira
Revisão: Nuno "bht-" Silva e João "Hexxme" Santos
Autores:
Categorias: Counter Strike