FTW coloca 5 jogadores no Mundial

FTW

Jun 30, 2016

Decorreu no sábado, dia 18 de Junho, o Campeonato Nacional Português e Ibérico de Pokémon TCG, o primeiro campeonato que contou com jogadores portugueses e espanhóis ao mesmo tempo. Neste campeonato os jogadores tiveram a oportunidade de conquistar os pontos que necessitavam para marcar presença no Mundial que se irá realizar em São Francisco (EUA). O texto que se segue é da autoria do Paulo Mimoso, coordenador da equipa de Pokémon TCG.

 

O texto abaixo é da autoria integral do Paulo Mimoso, Coordenador da Equipa de Pokémon TCG.

Dada que esta é a minha estreia no site da FTW relativamente no que à escrita de artigos para informar a comunidade sobre a modalidade diz respeito, queria deixar algumas ressalvas, nomeadamente agradecer a oportunidade e a confiança depositada em nós pela parte da For The Win eSports Club, que esperamos retribuir com resultados cada vez melhores numa parceria mútua tendo em vista o crescimento do Pokémon TCG em Portugal bem como representar numa luz positiva a FTW em todos os eventos que participemos, desde o mais pequeno League Challenge ao imenso e famoso Mundial. Que este início prometedor da equipa se consiga metamorfosear num projeto bonito e duradouro.

 

Para quem ainda não sabe, o David “Hyoga” Ferreira era o único representante da FTW no Pokémon TCG até apenas há umas semanas atrás, quando a FTW lançou o repto para constituir uma equipa sólida numa tentativa de atribuir maior investimento aos variados jogos de Pokémon, que estão em franco crescimento no panorama nacional e vão conquistando adeptos a cada dia que passa, miúdos e graúdos, não apenas pelo valor nostálgico que o franchise significa para muitos, mas também pela excelente experiência de jogo e pela comunidade absolutamente fantástica que se comporta quase como uma segunda família para quem está envolvido. Na altura, coube a mim a tarefa de formar essa equipa e, depois de uma breve conferência com o “Hyoga”, sondámos os candidatos que consideramos como os melhores para integrar o grupo, baseados não apenas na vertente competitiva e domínio das decisões técnicas no gameplay, como também no seu carácter, postura e perfil necessários para envergar a camisola da FTW da melhor forma possível. A equipa ficou então com 6 elementos e surgiu a fase de playtest para a competição de estreia para nós enquanto equipa, logo o maior evento português do ano. 

 

Campeonato Nacional Português e Ibérico de Pokémon TCG 2016

Data: Sábado, 18 de Junho de 2016

Local: Hotel Mercure Lisboa

Nº de Participantes: 85 Masters

 

Cada um de nós levava escolhas de deck variadas e ajustadas àquilo que era o nosso estilo de jogo predominante e que considerámos como o instrumento mais provável para nos garantir o maior número de vitórias possível. Num torneio desta magnitude, é mais relevante a consistência do deck que se leva para garantir que não haja surpresas inesperadas a partir do próprio engine do que propriamente a atenção aos detalhes, visto que o número de rondas Swiss são maiores e há mais espaço para diversas opções do metagame, mas menor margem de erro. Com 85 jogadores inscritos na categoria de Masters (15+ anos de idade), chegar ao Top 8 depois de 7 rondas de Swiss dava direito às eliminatórias finais por onde se determina o campeão nacional. Para lá chegar, o registo de 5-1-1 (vitórias-derrotas-empates) era a série de números mágicos que garantiam prestigiosa posição. Desses 85, apenas 8 se qualificavam para a fase seguinte, e os seguintes 8, apesar de não prosseguirem às eliminatórias, recebiam também Championship Points necessários para receberem o convite para o Mundial, dos quais são precisos 300. Além dos portugueses já conhecidos por todos nós dentro da comunidade, cerca de metade dos concorrentes eram espanhóis, em virtude de este ter sido o primeiro Nacional conjunto entre Portugal e Espanha e, por consequência, o maior Nacional alguma vez realizado em Portugal. As expetativas eram maiores do que nunca.

 

Dos 6 elementos da equipa FTW, 3 deles atingiram o tão almejado Top 8 que dá direito à fase de eliminatórias para apurar o campeão, e 2 posicionaram-se no Top 16. Adicionalmente, de 3 jogadores que já haviam conquistado o seu convite para o Mundial de 2016 em São Francisco (EUA) a ser disputado no mês de Agosto, mais 2 jogadores da equipa qualificaram-se para o torneio maior neste mesmo Nacional. Vamos agora conhecer um pouco mais de perto a prestação dos nossos jogadores. 

 

David “Hyoga” Ferreira (PRO)

Qualificação final: 6º lugar (Top 8)

Registo antes de Top 8: 5-1-1

Championship Points: 315 (+200 com Top 8)

Posição no Ranking Nacional na Season de 2015-2016: 3º lugar

Deck usado para o Nacional: Waterbox (Seismitoad-EX/Manaphy-EX)

 

João Lopes (Evolution)

Qualificação final: 3º lugar (Top 4)

Registo antes de Top 8: 5-1-1

Championship Points: 10 (+300 com Top 4)

Posição no Ranking Nacional na Season de 2015-2016: 10º lugar

Deck usado para o Nacional: Greninja BREAK

 

Óscar “Drawskill” Batalha (Evolution)

Qualificação final: 8º lugar (Top 8)

Registo antes de Top 8: 5-2

Championship Points: 315 (+200 com Top 8)

Posição no Ranking Nacional na Season de 2015-2016: 4º lugar

Deck usado para o Nacional: Metal (Genesect-EX/Bronzong BREAK)

 

Telmo Pinto (Evolution)

Qualificação final: 9º lugar (Top 16)

Registo antes de Top 8: 5-2

Championship Points: 305 (+100 com Top 16)

Posição no Ranking Nacional na Season de 2015-2016: 6º lugar

Deck usado para o Nacional: Metal (Genesect-EX/Bronzong BREAK)

 

Paulo Mimoso (Evolution)

Qualificação final: 16º lugar (Top 16)

Registo antes de Top 8: 4-1-2

Championship Points: 252 (+100 com Top 16)

Posição no Ranking Nacional na Season de 2015-2016: 7º lugar

Deck usado para o Nacional: Seismitoad-EX/Giratina-EX

 

João Dionísio (Academy)

Qualificação final: Não se qualificou para Top 16

Registo antes de Top 8: 3-2-2

Championship Points: -

Posição no Ranking Nacional na Season de 2015-2016: -

Deck usado para o Nacional: Waterbox (Seismitoad-EX/Manaphy-EX)

 

           

 

Atendo às estatísticas demonstradas, concluímos que a performance de uma equipa tão recentemente formada foi tremendamente positiva e superou todas as expetativas; a coesão e espírito de sacrifício pela equipa foi demonstrada em muitas ocasiões, como por exemplo quando João Dionísio enfrentou o seu colega de equipa “Hyoga” e, vendo que iriam empatar e atirar ambos para fora do Top 8, Dionísio decidiu dar a vitória a “Hyoga” para que ele pudesse ainda ter hipótese de lá chegar (e logrou tal feito) eliminando-se a si mesmo do processo mostrando grande nível de altruísmo, bem como o próprio “Hyoga” que ficou emparelhado com João Lopes na eliminatória de Top 8 e, qualquer que fosse o resultado desse duelo, “Hyoga” concederia para Lopes para que este tivesse os 300 pontos necessários para ir ao Mundial atirando assim por terra a sua ambição de revalidar o título de campeão nacional. Este tipo de azares nos pairings contrastaram com o esforço e o talento demonstrado pelos jogadores, desde os mais experientes, como o “Hyoga”, o “Drawskill”, o Lopes e o Telmo, que apresentaram todos exibições regularíssimas e uma consistência impressionante, ocupando quase metade do Top 8 Ibérico com membros da FTW (e Telmo não chega lá por puro azar, visto que se colocou em 9º lugar e ficou de fora por critérios de desempate em caso de igualdade de pontos), bem como eu mesmo que estou na primeira temporada completa neste jogo e a minha ambição passava por ficar no Top 16 para garantir o convite para o Mundial na minha primeira tentativa. Dionísio acabou por ter pior sorte ao ter de enfrentar o Telmo logo na primeira ronda e “Hyoga” mais tarde, pelo que esses infortúnios ditaram a sua prestação no Nacional, que apesar de tudo se revelou determinante para o destino da equipa enquanto unidade direcionada para os mesmos objetivos e apontam para um futuro recheado de mais conquistas sempre que apoiados com a estrutura necessária para tal e sempre representando, ao melhor dos nossos níveis, o nome da FTW. Continuaremos a trabalhar para que assim seja.

Autores: 
Categorias: FTW

Voltar a Notícias