Eduardo Cunha - TOP 4 do divisão Masters de Pokémon Video game Championship

Pokemon

Aug 25, 2016

Eduardo Cunha, membro da secção de Pokémon VGC da FTW eSports Club alcança o Top 4 no Campeonato Mundial.

Sem dúvida um dos melhores resultados para o nosso país. O jovem Eduardo Cunha alcança assim o seu sonho e representando ao mais alto nível Portugal e a FTW eSports Club.

 

Fizemos uma pequena entrevista ao jogador que temos todo o orgulho em a publicar. 

 

Como te qualificaste para ir ao Mundial?

Eduardo Cunha: "A qualificação para este ano acabou por ser mais fácil, pois o objetivo da organização era fazer o primeiro dia de competição mais acessível. Tive apenas de conseguir 275 pontos, tendo atingido esse objetivo depois de vencer 5 torneios locais (Premier Challenges), ter ficado no top 4 de uma competição internacional (International Challenge, sendo que os jogadores japoneses e coreanos não foram contabilizados), de ter ficado no top 32 dos Regionais de Madrid e de ter feito top cut no primeiro Midseason Showdown de Lisboa. Depois disso, acabei por ganhar mais pontos, mas acabaram por ser irrelevantes."

 

Que tipo de treino fizeste quer para a qualificação quer para o Mundial?

Eduardo Cunha: "Ao longo da época, raramente treinei com o objetivo específico de me preparar para um competição, sendo os Nacionais do Reino Unido a grande exceção. Apenas jogava para me desenvolver como jogador em geral e para me preparar para competições a nível internacional. Infelizmente, a comunidade em Portugal está menos desenvolvida do que o desejado, pelo que a única preparação que poderia tentar fazer para torneios nacionais seria à volta de "counterteaming" de jogadores específicos, o que não é saudável a nível global. Contudo, quando chegou o momento de praticar para os mundiais, tive de mudar os meus hábitos. Em vez de apenas jogar em ladders online, tive de pedir ajuda a amigos de vários países para praticarmos juntos e de tentar aperfeiçoar uma só equipa."

 

Como foi sentires que ias representar Portugal e a FTW no maior torneio Mundial desta modalidade?

Eduardo Cunha: "Sinceramente, tentei não pensar muito nesse aspeto para evitar que a pressão me influenciasse, mas acabava por haver uma vez ou outra em que me lembrava dessa situação e sentia-me bastante motivado. Não é a primeira vez que tenho uma equipa a depender apenas do meu resultado, por isso tive a vantagem de ter experiência em lidar com situações de stress como esta. Embora desta vez a pressão fosse acrescida, acho que, felizmente, acabei por lidar bem com ela."

 

Conta-nos como foi toda esta experiência, desde ires aos USA, a estares junto dos melhores do mundo.

Eduardo Cunha: "A experiência foi absolutamente inesquecível. Visitar mais um país graças a torneios de Pokémon é sempre uma dádiva enorme, especialmente se se tratar do icónico país da liberdade. Contudo, grande parte da minha viagem foi passada no hotel com os jogadores. Uma das melhores partes dos torneios é o convívio e no Mundial é onde amigos que se conheceram online podem finalmente encontrar-se frente a frente, tornando a parte social numa enorme festa internacional. Acabei por me divertir imenso com jogadores de todo o planeta e mal posso esperar pelos mundiais do próximo ano. Além disso, pude também competir com os melhores jogadores do planeta, tornando a experiência ainda mais especial. Embora fosse amigo de muitos deles, competir ao vivo com todos eles é muito diferente de o fazer online."

 

Durante a competição eliminaste o ex-campeão mundial correcto? Que significado teve isso para ti?

Eduardo Cunha: "Não joguei contra nenhum campeão mundial, mas venci a vários campeões nacionais e isso ajudou-me imenso a ganhar auto-confiança. No top cut, acabei por eliminar o último japonês em competição e um jogador que fez top 8 na divisão sénior no ano anterior, o que também me motivou imenso."

 

Queres deixar umas ultimas palavras e agradecimentos?

Eduardo Cunha: "Gostava de agradecer, em primeiro lugar, à minha família, que sempre me apoiou, até à chegada ao aeroporto. Nunca estaria aqui sem a ajuda da minha mãe e de toda a minha família. Gostava, também, de agradecer ao Claúdio Serpa pelo trabalho e dedicação investidos no desenvolvimento da comunidade portuguesa. Uma verdadeira inspiração para qualquer um. Gostava, por fim, de agradecer a todos os meus amigos, que me apoiaram sempre que precisei e me ajudaram a praticar. Adoro-vos a todos!"

 

 

 

A FTW eSports Club congratula o membro Eduardo Cunha por todo o seu espírito de sacrifício, determinação e objectivos alcançados.

Autores:  FTWTeodosius
Categorias: Pokemon

Voltar a Notícias