David "Hyoga" Ferreira qualifica-se para o Mundial de 2016 - Report do Regional

FTW

May 10, 2016

David “Hyoga” Ferreira, jogador de Pokemon TCG da For The Win eSports Club e actual campeão nacional da modalidade é um dos mais recentes qualificados para o campeonato mundial deste jogo, a ser jogado em Agosto deste ano em São Francisco, nos EUA. Hyoga decidiu, assim, fazer um report sobre a sua experiência no ultimo Regional.

O texto abaixo é da autoria integral de David “Hyoga” Ferreira.

Coube à Arena Devir, em Lisboa, a tarefa de organizar o último Regional da temporada e as expectativas afiguraram-se mais altas do que nunca para os jogadores que almejaram uma posição que lhes garantisse a qualificação para o Mundial de TCG 2016, em São Francisco. Muitos destes, eu incluído, não desperdiçaram a oportunidade que este último torneio antes do Nacional significava e deram tudo para que conseguissem assegurar a sua posição sem olhar para a derradeira competição portuguesa com pressão adicional. Sabíamos todos, de certa forma, que Lisboa iria ser renhido e complicado de gerir, devido à alta concentração de jogadores de qualidade elevada, algo amplificado ainda mais pela presença da comitiva espanhola que se fez notar em peso, chegando mesmo três desses elementos a atingir o Top 8 e a dificultar as contas de alguns jogadores nacionais que vinham com o mesmo objectivo. Apesar de tudo, o evento correu sem grandes complicações e com muitos pontos de interesse que valem a pena referenciar, e que irei abordar mais à frente.

A minha pick foi Seismitoad/Bats. A escolha não foi muito dificil. Queria ganhar a NightMarch, Greninja, Trevnant e YveltalZoroarkGallade. Sendo assim Toad/Bats are a escolha ideal e nao havia como perder contra este decks quase.

 De seguida para o inicio do torneio:

Ronda 1 vs Aníbal Ribeiro - Toad/Tina
Ora o matchup que devido ao metagame até não era mau pick. On paper não era bem assim. De facto, ambos os players começaram bem o jogo, a certa altura eu jogo um Xerosic crucial após o Aníbal ter feito uns missplays em energy drop o que lhe levou a ficar sobre Quacking Punch os turnos suficientes em que lhe mato um Seismitoad, o jogo continuou a meu favor ate que o feitiço se vira se contra o feiticeiro e, como é normal, comigo sempre que jogo de Bats num torneio faço uma missplay que poderia me ter perdido o jogo aqui que foi não usar o Golbat que tinha na mao para dar o dano restante para matar a Giratina com um Fighting Fury Belt, ficando ela a 10 de hp. Yap, foi nesta altura que aquele pensamento de " Já foste noob :P" me veio a cabeça ate porque de seguida ele da um Super Scoop Up na Giratina apos eu ter usado Grenade Hammer e ter feito mal as contas. Nesta altura do jogo muito honestamente quase não havia retorno para comeback ate que consegui um Lysandre que virou o jogo. Esta carta por muitos desprezada e por muitos Toad players considerado a terceira melhor carta no mirror deu me o comeback que precisava. A partir dai não houve muito mais a dizer. Lysandre + Quacking Punch numa Giratina que o Aníbal baixou e não devia. Dei snowball no jogo conseguindo outro Xerosic na ultima Double Dragon Energy que o Aníbal tinha no Giratina do bench seguido de um Lysandre que teria usado antes do KO sobre o Giratina no activo sobre a forma de VS Seeker pois o Aníbal teria promovido um Seismitoad no banco com DCE ao activo. Começamos o jogo 2 com cerca de 5 minutos restantes. Time is called.

1-0

 

Ronda 2 vsBernardo " Soul" Dias - Night March
Não fazia ideia do que o Soul estava jogar ao inicio. Começamos o jogo e ele tem um Joltik como activo, estava tudo dito. Ironicamente a conclusão deste jogo foi no mínimo épica e prova o porque de NM ser BDIF ( best deck in format). O jogo 1 foi bastante one sided. Não tive playable hand durante 4/5 turnos. O jogo 2 abro com 2 Zubat no bench, 1 Seismitoad no activo e 1 no banco mais 1 Shaymin, consegui dar deny em tudo o que ele fazia e o jogo acabou consideravelmente rápido. Jogo 3 que foi o melhor jogo que tive em todo o torneio hands down. Começo com um bocado super semelhante ao jogo 2 só que com menos 1 Zubat. O soul faz o turno 1 normal tendo cerca de 8/9 Night March na discard. Faz me Lysandre num Shaymin para o primeiro KO. Ora bem nesta altura é que reparei que tinha feito asneiras (hehe again O.O?) ao baixar um Rough Seas turno 1. E porque foi asneira? Ora porque eu não tendo Starling Megaphone no deck e jogando um Rough Seas tudo o que o soul tinha que fazer era descartar Pumpkaboos e tentar encontrar 2 Fighting Fury Belt para jogar nos seus 2 Joltik ( 1 no activo e outro no bench claro! :P) que conseguiu com grande facilidade a meu espanto porque o deck só leva 2 mas sendo NM e normal conseguir sem qualquer contestação da minha parte whatsoever. Reflectido sobre isto ja estava a ver o barco a andar para trás e foi isso mesmo que aconteceu. Eventualmente consegui matar um dos Joltik por Quaking Punch+FFB+Golbat. Ao que ele promove o Joltik restante com FFB e usa Xerosic no meu FFB e me da return KO no meu Seismitoad. Estando assim eu a 5 prémios restantes e o Soul a 2. Ora bem eu por minha vez conseguir usar o meu Xerosic no FFB do Joltik dele e dar lhe Quaking Punch KO. Nesta altura estava plenamente confiante que já tinha ganho o jogo pois o Soul tinha uma DCE restante e um único NIght March restante ( 4th Joltik). Tinha 3 cartas na mão por essa altura e double Shaymin na board que nao ia fazer nada pois eu conseguia aguentar o Shaymin loop e fazer Judge + Grenade Hammer a certa altura. Ate que surge a combinação de Joltik jogado no bench + Az no shaymin activo + DCE no joltik para 220 no meu Seismitoad activo com FFB. GGWP! Estavam cerca de 8 pessoas a volta a ver e a reacçao foi a mesma de todos: O.O!?!?!?!?!?
Nao havia nada a fazer.

1-1 Siga para o almoço! :C

 

Ronda 3 vs Pedro Barbosa - Mega Groudon

Sendo o Pedro um membro do grupo testing íamos empatar mas ao reparar que estavam 2 greninjas em cada lado e que esses iam ganhar a ronda concordamos a vitoria para mim assim como eu tinha feito o mesmo para ele no porto :P.

2-1

 

Ronda 4 vs Paulo Mimoso - Greninja

Cá estava o matchup que eu queria ver! Como ainda não tinha jogado contra greninja no torneio ainda havia muito aquele trashtalk do " toadbats não ganha a greninja porque este tem rough seas", então cabia a mim provar a todos que não percebem nada deste jogo :P. Começando o jogo 1 e vendo a minha opening hand ja sabia que ia ser impossível perder aquele jogo a menos que algum desastre acontecesse e este não aconteceu. Abri com um setup ideal de toad com 2 zubats no banco mais 1 shaymin e double golbat+dce e sycamore na mão. O snowball não parou de cair sobre o Paulo dando me assim o game 1. Jogo 2 honestamente só provou que e bastante difícil se adaptarem a um deck desconhecido e que não e para todos quem o faz. Ao contrario da estratégia que o Pedro estava a usar no game 1 que era dar rush ao setup do greninja break fez o contrario. Optou por fazer um setup mais seguro e optou por multiplos greninjas sem dar rush a qualquer break. Estando eu com bastantes water energies preparado para este tipo de matchup não tive qualquer problema em continuar a dar grenade hammer a partir do turno 3 em diante e o jogo acabou alguns turnos depois. Dava para ver que desde que o jogo 1 tinha acabado o ar de desmotivação na cara do Paulo :'(. Foi uma vitória que me custou bastante  pois a ele também bastava a vitória nesta ronda mais o empate na próxima para ficar qualificado para o mundial.

3-1

 

Ronda 5 vs Bernardo Mocho - Greninja

Quase asegurado que com o empate ambos entrávamos no top 8 e nos qualificavamos para o mundial ainda assim jogamos. Outro sapinho para o meu sap?o!!! Emoji colonthree

Ambos os jogos foram mais do mesmo que com o Paulo na ronda anterior. A excepção que o Mocho usava shaymin que quando ele o jogou fiquei todo contente pois sabia que eram 2 free prizes :P. Os jogos foram super monótonos ao invés de que o mocho no jogo 2 fez o mesmo que no jogo 1 e muito bem que foi rushar 1 greninja break o mais rápido possível. 2 - 0. Feita as contas sabia que era seguríssimo o empate mas fiz o mocho sofrer uns belos 10 minutos de hesitação no empate :D haha

3-1-1

Assinado o papel, o top 8 do regional estava fechado.

 

Top 4 vs Vespiplume

Bem francamente isto foi o resumo da minha época de regionais. O meu primeiro jogo no top 8 e sempre contra o único matchup impossivel que por acaso nem foi o caso pois havia um mega sceptile também no top8 (unlucky xD).

Não tive hipótese, ele conseguiu em ambos os jogos turno 1 vesiquenn no activo com DCE e cerca de 9 pokes ou 10 na discard mais vileplume com float stone e eu simplesmente não tinha a solução na mão. GGWP!!

 

E assim acaba o meu report do regional de Lisboa de PTCG 2016. Feliz por ter conseguido a qualificação e triste pelos que não conseguiram. Mas ainda há uma hipótese para eles!! O Nacional, o torneio mais importante de Portugal! Este ano a Pokemon aumentou o número de CP's ( championship points). Que são os seguintes:

1º Lugar - 500 CP
2º Lugar - 400 CP
3-4º Lugar - 300 CP
5-8º Lugar 200 CP
9-16º Lugar - 100 CP
17-32º Lugar - 80 CP
33-64º Lugar - 60 CP
65-128º Lugar - 40 CP

 

Para entenderem melhor a relação jogadores / CP's podem ir a este link que tem la a tabela para a atribuição de CP's consoante o numero de jogadores: http://www.pokemon.com/us/play-pokemon/pokemon-events/pokemon-tournaments/earn-championship-points-tcg/

 

Com isto farei a minha previsão para o top 8 do Nacional deste ano baseado no performance do ano passado e desta season de regionais.

Top 8:
-
David Ferreira (c+q)
- Pedro Barbosa
- Filipe Cardoso (q)
- Bernardo Mocho (q)
- Telmo Pinto
- Gonçalo Ferreira (q)
- Gonçalo Pereira
- Óscar Batalha (q)

q- Qualificado para o mundial PTCG 2016
c - Campeão nacional de PTCG 2015

 

David Ferreira - Mais um ano ano qualificado para o mundial ficando assim 3/3 anos. Um ano com tops em todos os regionais falhando só os primeiros 2. Tendo feito top todos os anos no nacional e a vitoria o ano passado não tenho menor expectativas em mim mesmo senão outra vez o mesmo ou pouco abaixo da vitória. Pick n1

Pedro Barbosa - Tem provado ser um jogador super consistente ao longo do ano. Fez top o ano passado e tinha regressado ao jogo a pouco meses. Este ano esta a mero 15 pontos do qualificamento para o mundial. Não vejo este jogador a não fazer top honestamente. Espero uma performance solida outra vez e sem qualquer tipo de duvidas. Nada mais a dizer que ninguém o saiba já :). Assim é o meu pick n2

Filipe Cardoso - Também conhecido como o hips don't lie mas na sua versão própria de smelly feet don't lie :P. Jogador com mais CP's em Portugal. Apesar de não ter feito top nos últimos anos no nacional penso que este ano voltará as origens até porque se ganhar fica muito bem posicionado para o top 22 europeu. Não vejo este jogador a não ter bom performance com tudo o que fez ao longo do ano e com o que está em.jogo. Pick n3

Bernardo Mocho - O darth vader português! Se não me engano já é o segundo ano que o mocho também se qualifica para o mundial antes do nacional. Porém, após ter falhado o top do nacional o ano passado deixou muito a desejar. Este ano estou confiante que ele não falhará e que conseguirá o top após outro ano consistente de tops ao longo do ano. Pick n4

Telmo Pinto - O Telmo este ano provou que esta realmente a altura. Com uns meros 5 pontos de distancia para o qualificamento. Teve uma época semelhante ao Óscar. Este ano esta em grande forca. Super consistente, super motivado, super empenhado, tudo super da parte do Telmo este ano. Não espero menos que um top por parte deste jogador. Pick n5

Gonçalo Ferreira - Como o Paulo. Só começou a fazer top nos últimos 2/3 torneios porem já se qualificou para o mundial! Presença constante nos top nacionais dos últimos anos. Teve um performance mal neste torneio o ano passado. Porem é daqueles jogadores que por ter falhado o top o ano passado não quer dizer que todos os outros mais a sua performance actual o tirem da big picture. Um pick na minha opinião solido. Pick n6

Gonçalo Pereira - Jogador com presença constante nos worlds nos últimos anos, com top 8 no mundial de 2014. Porem o nacional não parece ser muito o torneio do Gonçalo nos últimos tempos. Por outro lado tem temporadas consistentes onde consegue se qualificar antes do nacional por isso entra na minha lista de apostas! Pick n7

Óscar Batalha - Hehe o El capitan da Team Shizzle. O Óscar é aquela incógnita cada vez que entra num torneio, ou é 8 ou 80, espero que seja 80 este ano. Teve uma season bastante decente e conseguiu já o qualficamento para o mundial. Parece me segura a inclusão deste jogador que está em modo 80 de momento. Pick n8

No entanto existe jogadores que devem ser mencionados pois apesar de não estarem na minha list de picks podem com facilidade chegar la.

Paulo Silva - Ai Paulo Paulo... Pois é há jogadores que hibernam e o Paulo está no topo da lista, com um top 4 no mundial de 2014. Conhecido de todos e adorado por muitos chegou a época do ano em que o Paulo começa a pontuar. Porem é uma incógnita pois segundo os resultados desta temporada não deixam muito a desejar. Espero ver o Paulo a fazer top e a qualificar se para o mundial outra vez.

João Joaquim - Surpreendido foi como fiquei este ano com o desempenho do JJ. Após conseguir um top 4 em Lisboa e um top 8 no Porto este pequeno esta a um top de se qualificar para os worlds! Tem evoluído bastante nos últimos tempos e tem provado isso. Espero que se aplique para o nacional como fez para os outros torneios e sem duvida um candidato a fazer top.

Paulo Mimoso - Outro jogador out of nowhere. Cara nova na scene PT. Super dedicado e empenhado. Esta a um mero top de também conseguir o qualificamento para o mundial. Tal como o JJ tem evoluído bastante este ano e com todo o seu empenho e dedicação acredito que conseguira entrar no top se assim o merecer ao longo do dia.

 

Desejo assim boa sorte a todos para o Nacional e para os que veem ao Mundial!!!

Se quiserem saber mais sobre o mundial, basta connsultarem o seguinte link: http://www.pokemon.com/us/play-pokemon/worlds/2016/about/

Autores: 
Categorias: FTW

Voltar a Notícias