Olá caros fãs e seguidores da FTW. Ultimamente têm visto bastantes posts no nosso site e no nosso Facebook a falar de Starcraft 2 (SC2 se for usada em sigla; sim também podemos ser preguiçosos de vez em quando). Eu ponho-me sempre a pensar quantos de vós saberão verdadeiramente o que está por trás desses três simples caracteres “SC2”. Pensamentos esses que reverteram neste texto que estou agora a escrever. Mas afinal de contas o que é esse SC2 de quem tanto se fala? Em que consiste? Como é que se joga?
Adorava dizer-vos que a resposta é simples mas não é. A resposta é complicada, concordante com o jogo em questão. Starcraft 2 é um jogo de estratégia em tempo real (Real Time Strategy, ou mais fácil RTS) em que o jogador assume uma das três raças presentes no jogo (Terran, Protoss [OP], Zerg) e defronta-se contra um oponente nos mesmos termos numa batalha em que ambos os jogadores terão que construir o seu exército com os recursos que podem obter no mapa. Durante um jogo o jogador tem que controlar o seu exército e a sua base de forma a ter controlo das suas unidades durante as batalhas e, ao mesmo tempo, controlar a sua economia e produção para continuar a ter mais e mais unidades. Parece complicado? Sim, é mesmo complicado. Falando em linguagem de MOBA’s, é como se tivessem de controlar os cinco champions da vosssa equipa, controlar os minions, as torres e ainda tinham de ser vocês a manualmente a dar spawn aos minions. Ah e ainda tinham de arranjar o dinheiro para os mesmos… bolas que este jogo é obra.
Mas acho que isso faz parte da magia do mesmo e a razão pela qual gostamos tanto dele… toda a complexidade que o jogo envolve, a habilidade mecânica (sim, Starcraft 2 é aquele jogo em que normalmente se vê os jogadores a carregar em teclas a uma velocidade forma do normal, quase sobrehumana), a vertente táctica, a inteligência envolvida, e até mesmo o facto de ser tão imperdoável (um simples erro e GG). E além de todos os elementos in-game que o tornam tão especial, SC2 tem todo um historial competitivo que o torna um dos pioneiros dos eSports como os temos agora.Starcraft já foi O eSport… e sim, aquele “O” maiúsculo é de propósito. Olhando acima de tudo para a Ásia, e obviamente focando-nos na Coreia do Sul, Starcraft era o Desporto Nacional daquele país. Organizações como a KeSPA e a OGN quando falando da Coreia ajudaram o Starcraft a ser na Coreia o que o Futebol é para nós em Portugal. Jogadores tinham salários super chorudos e na rua eram tratados como super-estrelas, e não, não exagero quando vos digo que os grandes jogadores de Starcraft eram literalmente assediados na rua por enxames de raparigas bonitas que lhes davam prendas e queriam ser as suas namoradas… Parece um sonho para muitos, mas para eles era a pura da realidade. Até mesmo no mercado Ocidental, Starcraft tinha bastante impacto, fosse em eventos da MLG, da IEM ou afins, Starcraft sempre teve a sua presença e sempre foi um dos elementos mais respeitados mundialmente no que toca a eSports.
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Mas os tempos mudam, e o Starcraft foi um dos jogos que mais foi afectado com a explosão dos MOBAS, que num espaço de tempo curtíssimo tiveram uma enorme explosão no que toca à scene profissional. Sim, Dota já existe há imenso tempo como Mod do Warcraft, sim eu sei que já era muito grande na China e na Rússia há imenso tempo, etc etc etc… onde é que eu ia? Ah sim! Starcraft foi imensamente afectado por estes jogos que em diversas maneiras traziam uma abordagem bastante diferente da que o Starcraft tinha. Antes de mais, eram grátis! Qualquer pessoa podia simplesmente fazer download do jogo da Internet e podia jogar com os amigos! O SC2 requer que o jogador compre o jogo original, Starcraft 2 Wings of Liberty, e se quiser se manter a par da scene, tem também de comprar a expansão, Starcraft 2 Heart of the Swarm… ao todo isto dá 80€ de investimento, a competir com jogos que são, na sua essência, Free to Play e o único dinheiro que se gasta neles é meramente opcional. Este factor, aliado ao facto de se poder jogar com os amigos com a facilidade de um clique de rato, fez com que muita gente se afastasse do Starcraft 2. E depois temos o segundo factor: estes jogos, estes MOBA’s são jogos 100% orientados para a competição e para o jogo online! São jogos e empresas que fazem o jogo com o objectivo de ele ser jogado em ambiente competitivo, seja profissional ou não! E são empresas que, ao ver a explosão a nível competitivo que o jogo teve, tiveram a vontade de o tornar em algo ainda maior, e hoje em dia todos nós sabemos o que o League of Legends e o Dota 2 são. São jogos que movem milhões de pessoas, são jogos cujas transmissões envolvem milhões de pessoas! E no mundo do entertenimento, quer online, quer televisivo, milhões de pessoas é igual a milhões de euros.
O Starcraft caiu um pouco para trás nesta corrida, sendo ultrapassado pelo LoL, pelo Dota, até mesmo pelo CS:GO e possivelmente Heartstone em alguns casos… Isto fez muita gente criar toda uma especulação à volta da continuidade do Starcraft como eSport… Estará mesmo o Starcraft a morrer?
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Posto tudo isto, e é melhor acabar que o texto já vai longo, é isto que o Starcraft é para mim. Chega de “Ded Gaim”, chega de manias das grandezas, chega de nos sentirmos menos que os outros só porque temos menos brinquedos que eles. Este texto teve o objectivo de vos dar a entender um pouco do que é este jogo e do quanto ele marca as pessoas que a ele ficam ligadas. Espero que estes meus devaneios vos inspirem a experimentar pelo menos o jogo e se não o fizerem, que ao menos vos transmita a ideia de lutar por aquilo que vocês acreditam, mesmo que todos os outros vos digam que não vale a pena. Acreditem, podem-se surpreender.
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Categorias: StarCraft II