Entrevista final - João "Joo" Pereira assina pelos Giants Gaming!

League Of Legends

Jan 10, 2017

Apos o anúncio da saida do Joo para os Giants Gaming, podemos publicar uma entrevista feita ao jogador sobre aquilo que o espera no futuro.  

Hexxme: Joo, vamos directos ao assunto, visto que é para isso que as pessoas estão aqui a ler. Eu já sei que vais sair da For The Win eSports Club e vais para a Giants Gaming. O que sentiste ao receber esta proposta?
Joo: No inicio não sabia se a proposta era boa e não tinha a certeza se era o correcto para mim. Falei com alguns amigos a pedir opinião sobre esta proposta e toda a gente me aconselhou a aceitar. Fiz uma entrevista com os Giants e depois de saber o projecto e as condições que me propunham fiquei bastante contente.

Hexxme: Esta mudança de equipa vai implicar que te mudes para Espanha? Vais ter algum tipo de acesso a gaming house ou essa está reservada a equipa principal? Se sim, como achas que vai ser entrares na tua gaming house para iniciar aquilo que é o teu sonho como jogador?
Joo: Sim, vou mudar-me para Espanha, mais propriamente para a gaming house que irá ser em Málaga. É sem dúvida um passo grande na minha carreira e espero que seja só o começo e só Deus sabe como vai correr, mas aceitei esta proposta porque a scene espanhola está muito mais evoluída e vai trazer-me mais visibilidade e mais oportunidades no futuro.

Hexxme: Vais continuar os estudos e jogar ao mesmo tempo ou vais dedicar-te a 100% a competição?
Joo: Uma das condições pela qual aceitei esta proposta é porque os Giants permite-me continuar os estudos. Tinha mudado recentemente de universidade (embora no mesmo curso) e devido a ter algumas equivalências, neste segundo semestre só iria ter 2 cadeiras. O plano é fazê-las por exame e em Junho, volto a Portugal para as tentar fazer. Quis esta condição, porque não sei o que o futuro me reserva e não sei quanto tempo vou estar fora, por isso desta maneira se algum dia voltar a estudar a tempo inteiro, não tenho que fazer tudo de novo.

Hexxme: Como reagiu a tua família mais próxima ao saber desta oportunidade?
Joo: A minha família, para surpresa minha, aceitou bem. Quando falei com os meus pais eles transmitiram-me que estou na idade de experimentar coisas novas na minha vida e que isto é uma oportunidade que não aparece todos os dias.

Hexxme: A Giants Gaming é uma organização enorme com duas equipas de LoL com grande nível: Os Giants Gaming e os Giants Only The Brave. Em qual delas vais jogar e em que competições vais participar?
Joo: Irei jogar nos Giants Only The Brave. Irei participar na liga espanhola (Super Liga Orange (mudou de nome, já nao se chama LVP. LVP vai passar a ser a segunda linga de espanha, enquanto que a super liga orange é a primeira liga, ex-lvp)) e em todas as competições que há em Espanha. Também irei ficar a sub da equipa dos Giants que se encontra na LCS.

Hexxme: A organização para a qual vais jogar tem uma margem de progressão fantástica: Vais jogar na Super Liga Orange mas, facilmente (por assim dizer), poderás chegar a LCS. São estes os passos certos para a tua carreira?
Joo: Claro que o sonho de qualquer jogador é chegar à LCS e acredito que ao aceitar esta proposta, estou mais perto desse objetivo. Mas um passo de cada vez.

Hexxme: Que expectativas tens da equipa com quem vais jogar? E, por falar nisso, que achas da ideia de voltar a jogar com o Amadeu “Minitroupax” Carvalho, que jogou contigo na FTW.PRO?
Joo:  Não quero criar expectativas pois somos uma equipa totalmente nova e a liga espanhola vai estar muito competitiva este ano. O minitroupax não era para fazer parte desta equipa, pois os Giants já tinham pensado noutro ADC, contudo esse ADC acabou por sair e eu sugeri logo o Minitroupax. Logo, estou bastante contente por jogar com ele.

Hexxme: O duo Minitroupax-Joo é, ainda hoje, um duos com maior KDA da scene portuguesa. Vão conseguir fazer o mesmo, desta vez em Espanha?
Joo: Espero bem que sim mas, acima de tudo, esperamos atingir os objetivos. Estou bastante confiante na nossa sinergia pois já nos conhecemos há muito tempo. Resta saber, como nos encaixamos com o resto da equipa.

Hexxme: Soube-se, também, há pouco tempo que o Guilhoto vai ser o vosso treinador na equipa. Já tendo trabalhado com ele que achas da oportunidade de voltar a tê-lo como treinador outra vez?
Joo: Uma das razões pela qual aceitei a proposta foi porque o Guilhoto ia ser o treinador. Sempre gostei de trabalhar com ele e acredito que seja a pessoa indicada para o cargo.

Joo, Minitroupax e Guilhoto na DH Valência 2016Minitroupax (esquerda), Joo (centro em cima) e Guilhoto (direita) na DH Valência 2016

Hexxme: Achas que este reencontro de portugueses na scene espanhola pode revolucionar a maneira como se joga lá?
Joo: Vai sem dúvida ajudar-nos a nós próprios, pois vamos todos viver para fora do país, e o facto de termos caras conhecidas ao nosso lado é sempre bom. Esperemos acima de tudo trazer bom conhecimento de jogo e mostrar que Portugal tem talento.

Hexxme: Sei que tu e o teu círculo próximo nos eSports têm a scene espanhola em boa consideração. Que achas que falta no nosso país para que a nossa scene possa começar a ser levada mais a sério?
Joo: Apesar de ter entrado para a equipa à pouco tempo já consigo notar diferença nas scenes. Apesar de ainda não ter interagido com os outros jogadores, noto que a minha equipa está muito motivada e leva isto a sério e isso é o maior problema da scene em Portugal, os jogadores não se esforçam o suficiente e não fazem sacrifícios para chegar onde (dizem) querer chegar. Falta profissionalismo e vontade de querer ganhar em Portugal. Eu se tive esta oportunidade foi porque me esforcei ao longo dos anos.

Hexxme: Quando te juntaste a FTW, no início de 2015, acreditavas que este podia ser o teu destino?
JooNão! Nem sonhava. A cada ano, eu olho para trás e deparo-me estar onde eu não esperava e isso é muito motivante. E espero que daqui a 1 ano, esteja num sítio que não me passa pela cabeça neste momento!

Hexxme: Agora que abandonas a scene portuguesa, vamos continuar a ver os teus memes em português ou vais passar a ter memes em espanhol?
Joohahaha, vou tentar continuar a entreter a comunidade. Mas acredito que o vosso amigo peripécias vai continuar a fazer bom trabalho de maneira a não sentirem a minha falta!

Hexxme: Buena suerte, muchos memes y poco feed, eh Juanito Pera!!
Joo: Gracias tio, viva la españa!! Me gustan las chicas!!!!

A Direcção da For the Win eSports Club quer aproveitar este momento para congratular o Joo neste novo passo na sua carreira e desejar-lhe toda a sorte do mundo!

João "Hexxme" Santos
Voltar a Notícias